domingo, 8 de agosto de 2010

RELATÓRIO - ATIVIDADE DIA DA AMIZADE 2010


PROINFO 120 – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇAO: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
NTE 05 – Núcleo de Tecnologia Educacional 05 - Itabuna
Tutora: Thanya Dias
Atividade 3.5 – Autoria de Objeto Hipermídia
Grupo: Genivaldo – Edvanise – Juscélia e Nadijena
Realizado no Colégio estadual Fred Gedeon – Floresta Azul
Turmas do Ensino Fundamental Nível II e Ensino Médio
Data: 20 de julho de 2010.
www.eproinfo.mec.gov.br

RELATÓRIO – ATIVIDADE SOBRE O DIA DA AMIZADE

O Colégio Estadual Fred Gedeon já tem como atividade fixa dentro das suas atividades do ano letivo, a comemoração do Dia da Amizade e, o nosso grupo achou pertinente aproveitar este momento tão ímpar na escola para que pudesse realizar a atividade proposta. A atividade foi muito interessante, uma vez que envolvemos toda a escola e, como sempre o envolvimento dos alunos foi algo que deixou todo o grupo, bastante feliz e satisfeito, pois a resposta sempre foi positiva, pois a cada ano, os alunos esperam este momento do Dia da Amizade para que possa fazer apresentações e trocar mensagens entre colegas. O envolvimento aconteceu desde o momento da realização de dinâmicas, como também de alguns números artísticos.
A compreensão dos alunos para com a proposta foi de fácil entendimento e de fácil operacionalização até porque realizamos a mesma há muitos anos. Aproveitaram o momento para apresentarem mensagens, danças,etc.
A proposta foi apresentada pensando no público da escola, de forma prazerosa onde todos pudessem participar de alguma forma e, essa resposta aconteceu dentro de cada faixa etária.
Uma turma bastante numerosa, ma vez que envolveu toda a escola, mas que foi monitorada com a responsabilidade de todos os educadores. Talvez a maior dificuldade é tentar manter os ânimos de cada um, pois a dificuldade de manter o silencio era sempre algo que necessitava de cada um de nós, mas que sabemos ser algo que em muito comum.
A maior satisfação que pudemos observar no decorrer das atividades foi a grande satisfação que os alunos tinham em passar mensagens para os colegas e participarem das atividades lúdicas e dinâmicas que nós preparamos. Algumas vezes percebíamos no olhar de cada aluno (principalmente os alunos novatos da escola) a grande alegria de participar de algo que não era comum nas suas escolas anteriores. Isso deixou-nos muito satisfeitos e co-responsaveis pela integração e aproximação dos colegas dentro da proposta do dia da amizade.Uma outra coisa que percebemos foi a satisfação que os alunos tinham em além de participar da dinâmicas, terem elaborado apresentações artísticas para só colegas: algo surpreendente mas que o grupo de professores sempre espera, pois trabalhamos toda essa filosofia de amor e de integração ao longo do ano letivo.
Descobrimos durante a execução da atividade algo muito satisfatório que falta dentro do convívio entre pessoas: foi a preocupação dos alunos em poder mostrarem-se solícitos e cordiais naquilo que se propunha apresentar, desde as mensagens até as apresentações artísticas.

Obs.: A nossa escola por estar em fase de inicio de reforma, as possibilidade de realização da atividade ficou um tanto restrita, principalmente no que se refere a presença dos alunos no laboratório de informática. As atividades foram feitas numa área externa da Unidade Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário