Quem sou como professor e aprendiz.

Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as TIC’s
Eu sou Genivaldo Pereira dos Santos. Trabalho no Colégio Estadual Fred Gedeon em Floresta Azul. Ministro as aulas de História, Sociologia e Filosofia no Ensino Médio.Atuo no Magistério há 21 anos e, penso na ação educativa como algo que deve ser randômico, ou seja, jamais deixarmos que ela aconteça por si só. É necessário que busquemos novos instrumentos para que a nossa prática pedagógica possa ser sempre inovadora e que proporcione novas descobertas para nós, professores e para os nossos alunos, pois não se concebe mais uma educação onde o giz e o quadro seja os grandes detentores. Inovação deve ser a mola-mestra dentro das novas informações que vão surgindo e que devem nortear as novas realidades da educação. Gosto de partilhar com colegas, pois tenho aprendido muito e, também disponível para colaborar com todos. Um abraço a todos e sejamos bem vindos.


Como professor procuro sempre ser um eterno aprendiz, ma nessa busca de aprendizagem, estou sempre a fazer inovações na minha prática pedagógica, utilizando de novos recursos e metodologias para ilustrar cada vez mais as minhas aulas e possa oferecer aos meus alunos o melhor possível, contribuindo para uma aprendizagem mais prazerosa.

Como aprendiz, procuro sempre aprender o máximo possível e, não me isolo em ficar apenas nos bastidores. Tento participar e perguntar para cada vez mais me aprimorar naquilo que estou realizando. Quanto mais coisas novas para uma boa prática, eu fico mais satisfeito e curioso para fazer delas uma prática para o meu crescimento e dos meus alunos.A tecnologia em sala de aula possibilita dinamização de conteúdos, tornando-os mais significativos e, pode mesmo, facilitar a apropriação de uma nova metodologia de aprendizagem, mas não pode ser responsabilizada unicamente por atingir esses objetivos, sem que haja o esforço efetivo de professores e alunos no sentido de otimizar a relação com a linguagem tecnológica como ferramenta de ensino e de aprendizagem.
De um modo geral, procuro despertar e levar os alunos a conhecer as Tecnologias de Informação e Comunicação dentro da era digital, experimentando atividades que lhes propicie o uso das mídias tecnológicas, uma vez que os nossos alunos têm um acesso bastante farto dessas tecnologias no seu cotidiano e sobre as quais demonstram ter domínio enquanto ferramentas de comunicação. Os nossos alunos estão sempre buscando novas informações para ilustrar melhor as nossas aulas, pois sempre oportunizamos momentos em que os mesmos apresentam idéias para uma nova proposta de atividades que, além de prazerosas, possam ser realizadas com um conceito dialético e de situações reais dentro do cotidiano, como por exemplo, produções de pequenos vídeos feitos com celular, máquina digital, etc.na produção e exposição de textos como entrevistas, slides, documentários, letras de músicas, com utilização do monitor educacional para amostragem em sala de aula, de modo a propiciar a interação, contribuindo para a realização de um ensino-aprendizagem mais colaborativo e participativo.


Nesse sentido as aulas são realizadas de forma a proporcionar a efetiva participação dos alunos, numa constante troca de idéias, com abertura a participar no planejamento e/ou elaboração da proposta trabalho. Logo, a partir daí ocorre um aprendizado coletivo onde as trocas de experiências se processam de modo recíproco.

Com os colegas, entretanto, essas trocas são menos constantes, dada à falta de envolvimento de alguns com essa nova idéia de fomentação do trabalho pedagógico com as novas TIC, muitas vezes provocada pela falta dos instrumentos no ambiente escolar, o que desestimula para a utilização das mídias tecnológicas na sala de aula.

Diante de todas as formas de implementações dentro das tecnologias e das mudanças que podem ser acrescidas na minha práxis pedagógica, as mudanças vão ocorrendo gradativamente e, a partir daí novas situações de ensino-aprendizagem vão acontecendo de forma a gerar novas formas de ensinar e aprender.
POR ISSO VAMOS PARTILHAR SEMPRE AS NOSSAS PRÁTICAS. UM AJUDA O OUTRO E CRESCEREMOS JUNTOS.
Sou e serei sempre um PROFESSOR-APRENDIZ-PROFESSOR.