Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Curso Mídias na Educação
Ciclo Básico 3 ª Oferta
BULLYING NA ESCOLA EM REDE
Floresta Azul - Bahia
2010
Genivaldo Pereira dos Santos
Nadijena Aparecida de Oliveira
MENSAGEM
ENTÃO VIRÁ A PAZ
Se creres que o sorriso tem mais força que as armas,
Se creres no poder de uma mão aberta, se crê que o que une os homens é mais que o que os separa,
Se creres que o fato de ser diferente é uma riqueza e não um perigo,
Então, virá a paz!
Se souberes olhar o outro com um pouco de amor,
Se preferes a esperança à suspeita,
Se pensas que quem tem que dar o primeiro passo, no lugar do outro, és tu,
Se o choro de um bebê é ainda capaz de estremecer-te,
Então, virá a paz!
Se puderes sentir alegria com o êxito de teu vizinho,
Se creres que o perdão pode mais que a vingança,
Se fores capaz de dar teu tempo gratuitamente por amor,
Se, para ti, o outro é, sobretudo um irmão,
Então, virá a paz!
Se souberes aceitar as críticas,
Se resistires a colocar a culpa de tudo nos demais,
Se preferires que te façam dano antes de fazê-lo,
Se rechaçares a idéia de que és indispensável,
Então, virá a paz!
(poema retirado da obra: Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz, de Cleo Fante, p.12
(...) a mudança no mundo implica a dialetização entre a denúncia da situação desumanizante e o anúncio de sua superação, no fundo o nosso sonho. (FREIRE, 1996, p.88).
APRESENTAÇÃO
O projeto de trabalho que tem como tema “BULLYING NA ESCOLA EM REDE” será ministrado pelos docentes,Genivaldo Pereira dos Santos(Sociologia) e Nadijena Aparecida de Olivera(Inglês) do Ensino Fundamental Nível II e do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Floresta Azul. Este projeto será realizado no COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON, com uma duração de uma Unidade letiva do ano de 2010, tendo como público alvo os alunos da 7ª série do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio. Cada turma será constituída pelo número de alunos de cada série especificada. O projeto tratará da temática Bullying, problema de gravidade que deve ser discutida em família e, acima de tudo na escola e que questões voltadas para esse tipo de agressão e violência, só se resolverá com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e alunos - e a família. Uma proposta de mudança de comportamento que deve ser inserido no convívio dos adolescentes e jovens onde a escola possa adotar propostas e ações de combate ao Bullying, que deverá envolver a comunidade escolar e todos aqueles que, de alguma maneira, pode ter um olhar diferenciado sobre a realidade. Pois não se trata de estabelecer um código de vigilância exacerbado. Trata-se de contribuir para a construção de uma sociedade mais humana, em que todos tenham o direito de ser diferente.
JUSTIFICATIVA
Segundo Cléo Fante, “na atualidade, um dos temas que vem despertando cada vez mais, o interesse de profissionais das áreas de educação e saúde, em todo o mundo, é sem dúvida, o do bullying escolar. Termo encontrado na literatura psicológica anglo-saxônica, que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais, em estudos sobre o problema da violência escolar”.
Logo, a relevância desse projeto se dá por seu caráter formativo e dinâmico, no que diz respeito a aprofundar, com os alunos do Ensino Médio, as questões relativas a sexualidade humana, tendo as Tecnologias da Informação e Comunicação como estruturantes do processo.
O acesso às mídias e as tecnologias vem a cada dia permitir a todos nós o manuseio, a criatividade na utilização desse recurso, a percepção e atenção sobre a necessidade de conhecimento, de planejamento e também de organização, propiciando grandes oportunidades para a ressignificação desses importantes recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem, o que é de crucial importância para trabalhos, atividades e projetos na escola em busca de resolução de problemas e de aprimoramento dos conteúdos das disciplinas.
A aplicabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação favorecerá o investimento no ambiente escolar, possibilitando a construção de projetos educativos que desenvolvam a autonomia dos alunos enquanto sujeitos de sua aprendizagem, bem como, favorecerá a interação entre alunos, professores e a comunidade na operacionalização de uma aula dinâmica e participativa, com o uso da escrita, da oralidade, do som e da imagem estática ou não. Nessa perspectiva, busca-se uma educação preocupada com as experiências, anseios e necessidades do homem.
Por isso, se faz necessário um trabalho de integração das experiências vivenciadas pelos alunos, no resgate de uma educação ética onde o respeito possa ser base fundamental para com o outro onde as atividades sejam trabalhas em todas as dimensões do ser humano, desde os aspectos ligados ao convívio harmonioso entre os pares, bem como aos aspectos de cooperação e de olhares onde todos possam ser tratados com igualdade e convivam em harmonia, respeito e saber que a mesma necessidade de exigir respeito deve se também externada para aqueles que convivem ou não conosco.
Afirma ainda Cléo Fante que, trata-se de um problema mundial, encontrado em todas as escolas, que vem se disseminando largamente nos últimos anos e que só recentemente vem sendo estudado em nosso país.
Em todo o mundo, as taxas de prevalência de bullying, revelam que entre 5% a 35% dos alunos estão envolvidos no fenômeno. Ela diz ainda que,no Brasil, através de pesquisas que realizou, inicialmente no interior do estado de São Paulo, em estabelecimentos de ensino públicos e privados, com um universo de 1.761 alunos, comprovamos que 49% dos alunos estavam envolvidos no fenômeno. Desses, 22% figuravam como “vítimas”; 15% como “agressores” e 12% como “vítimas-agressoras”,conclui Cléo.
Nesse sentido, um trabalho de orientação onde a abordagem a respeito do que seja Bullying e o que o mesmo poderá acarretar aos outros dentro da sociedade é de grande relevância para que todos os envolvidos, em especial o educador,possa estar preparado para a mediação desse processo, pois ele transmite valores em relação às discussões que levanta com os educandos.Uma vez que o Bullying tem chamado a atenção de todos aqueles que trabalham com educação.
Segundo Cleo Fante, no livro “Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz”, os atos de bullying entre alunos apresentam determinadas características comuns:
• Comportamentos deliberados e danosos, produzidos de forma repetitiva num período prolongado de tempo contra uma mesma vítima;
• Apresentam uma relação de desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima;
• Não há motivos evidentes;
• Acontece de forma direta, por meio de agressões físicas (bater, chutar, tomar pertences) e verbais (apelidar de maneira pejorativa e discriminatória, insultar, constranger);
• De forma indireta, caracteriza-se pela disseminação de rumores desagradáveis e desqualificantes, visando à discriminação e exclusão da vítima de seu grupo social.
Partindo desses pressupostos a relevância desse projeto se dá por seu caráter formativo, educativo, instrutivo e dinâmico, no que se refere ao respeito de aprofundamento com os alunos do Ensino Fundamental Nível II e do Ensino Médio, às questões relativas aos perigos da violência escolar, das pressões psicológicas que muitas vezes ocorrem no convívio escola e consequentemente, a intimidação regular e persistente que atinge a integridade e confiança da vítima tendo as TIC’s como estruturantes deste processo.
PROBLEMATIZAÇÃO
Atualmente falar de violência escolar é também falar de Bullying. Termo que foi cunhado por Dan Olweus numa das suas investigações sobre tendências suicidas em adolescentes. Bullying é toda a violência não física, todo o tipo de agressão e condutas verbais, desde os simples insultos, a fazer piadas e gozar com a criança, o uso de alcunhas cruéis, ridicularizar, etc.. Bullying é uma forma de pressão social que acarreta, por vezes, traumas muito importantes na vida dos alunos que são sujeitos diariamente a este tipo de maus-tratos.
O nosso propósito é de cada vez mais contribuir para que violências desse tipo possam ser evitadas no ambiente escolar. E a escola é um dos contextos em que o Bullying mais se faz sentir uma vez que se encontram num mesmo espaço muitas crianças e que se torna difícil para os adultos vigiarem todos os comportamentos e intervirem antecipadamente.
É tão grave que este tipo de violência passa, na maior parte das vezes, despercebida aos olhos dos pais, dos professores e da sociedade em geral. Tanto que a vítima de Bullying pode sofrer este tipo de maltrato durante muito tempo sem que ninguém perceba o que se está a passar. O agressor exerce uma enorme pressão, incutindo medo e ameaçando retaliar para que a vítima se mantenha em silêncio. Muitas vezes, os pais e os professores só notam que se está a passar alguma coisa grave quando observam os efeitos dos danos desta pressão, que se manifestam sob a forma de fobia à escola, baixo rendimento escolar, depressão e doenças psicossomáticas.
A escolha do tema surgiu a partir do momento em que na nossa escola ocorreu um fato referente à Bullying onde um aluno passou por pressões psicológicas por parte de um grupo de colegas, desencadeando um desconforto na escola, até mesmo porque a escola só ficou a par da violência depois que o agredido procurou a diretora da escola e retratou sobre o que vinha passando. Pudemos perceber que a comunidade escola tem pouco ou quase nenhum conhecimento do quão grave é o Bullying na vida das pessoas, por isso nasceu o interesse de discutir e conhecer sobre este tema e que, a partir de vídeos, discussões, palestras, visitas e /ou até construção de blogs e também a confecção de murais e informativos, a escola trabalhará no sentido de envolver toda a comunidade escolar nos conhecimentos e vivencias conscientizando a todos que o Bullying é grave e pode ser a gênese de acontecimentos mais graves e violentos.
LINHA CENTRAL
Durante as intervenções do projeto serão realizadas várias atividades que poderão contribuir para a reflexão, conscientização e mudanças de atitudes que servirão para afirmação integral do aluno, fazendo referencias aos valores e promovendo a sociabilidade, a cooperação e a sua inserção dentro das atividades tecnológicas. Momentos de reflexões para alunos, professores,funcionários e pais para discussão aberta a partir de musicas,noticias, textos, filmes, mensagens,etc.
OBJETIVO GERAL:
- Envolver toda a comunidade escolar no diagnóstico e na implantação de ações de redução de comportamentos agressivos, que intimidam e discriminatório, geradores e causadores de ações de desequilíbrio na convivência de poder entre estudantes, a fim de atender e responder ao direito de toda criança e adolescente poder se desenvolver em num ambiente seguro e, acima de tudo moralizador, promovendo a cultura da paz, a cooperação, sociabilização, o respeito à dignidade humana e a valorização das diferenças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Utilizar o potencial comunicacional das TICs na busca de informações e de novos conhecimentos sobre a temática em estudo;
- Informar e convocar pais, educadores, estudantes e direção para discutir e se informar sobre a temática;
- Respeitar a diversidade de valores, diferenças, respeito à dignidade e comportamentos existentes e relativos ao Bullying;
- Desenvolver atitudes responsáveis e conscientes concernentes à postura em sociedade no que se refere ao respeito e a convivência em grupo promovendo a cultura da paz;
- Registrar através de um Blog as principais intervenções, construções realizadas e atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, criando uma rede de intercâmbio entre colegas e com outras escolas;
- Agir de modo solidário em relação às pessoas vitima de violências psicológicas e físicas, voltando-se ao combate do Bullying na escola e comunidade.
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS – SOCIOLOGIA
Intervenção I – Conhecendo e discutindo sobre Bullying.
• Agrupar os alunos no auditório ou área da escola, com participação de professores, direção e pais de alunos.
• Realização de uma palestra na escola com uma Psicóloga, Pedagogo ou Psicopedagogo, socializando com os alunos sobre as práticas do Bullying, enfocando as diversas formas de manifestação, as características, os envolvidos e as conseqüências, além de formas de combate e propostas para a escola.
• Momento de discussões e intervenções feitas pelos participantes ao palestrante levando-os a uma reflexão mais profunda sobre a temática, incitando-os a promover ações de combate ao bullying na nossa escola.
Intervenção II – Reflexões sobre o tema.
• Exibição do Filme BANG BANG VOCÊ MORREU em sala de aula com as séries em estudo. Obs.: Ou filme MENINAS MALVADAS (consta na Bibliografia).
• Discussão aberta fazendo o paralelo do que foi visto no filme com a temática em estudo, sensibilizando os colegas da turma.
• Registrar no Blog da escola a síntese das reflexões já realizadas até o momento.
Intervenção III – “Pimenta no olho do outro não é refresco”...
• Exibição do vídeo sobre Bullying: http://www.youtube.com/watch?v=h3-9UlWrYzE&feature=related
• Mostra da música em vídeo SOFRENDO EM SILÊNCIO: http://www.youtube.com/watch?v=VrdTlukmro8. Na oportunidade entrega cópia da música para cada grupo de 2 alunos para acompanhamento(consta no anexo)
• Plenária – comentar o que chamou mais atenção no vídeo e na música, fazendo uma junção com a realidade do dia a dia de cada um no convívio escolar, familiar, em grupos, etc.
• Leitura da Mensagem ENTÃO VIRÁ A PAZ ( que introduz este projeto) seguida de comentários e de reflexões feitas pelos alunos e professor.Pedir para que dêem exemplos práticos do cotidiano.
Intervenção IV – Portanto, desejamos...
• Sala em circulo sentados.
• Dinâmica: O professor distribui um pedaço de papel com lápis aos alunos e pedirá que eles escrevam no papel o complemento da seguinte frase: Quer ver alguém feliz trate-o com (.........). À medida que cada um complementa a frase, vai colando no quadro as palavras que escreveram. Ao final o professor interage com a sala a partir das palavras, fazendo a conclusão.
• Música Novo Tempo - Padre Fábio de Melo Com Part. Esp. Roupa Nova http://www.youtube.com/watch?v=M_HbD8STFIc
• Divisão de 4 grupos na sala de aula. Realizar atividades envolvendo: Um primeiro grupo irá fazer um vídeo sobre o tema (produção livre feita pelo grupo), um segundo grupo confeccionarão um mural temático com fotos, gravuras, noticias, etc,um terceiro grupo irá criar uma música sobre os temas discutidos e o quarto grupo criarão uma comunidade no orkut denominado “Educação é dizer não ao Bullying”.
Obs.: A atividade deverá ser feita em casa. Os grupos apresentarão no último dia reservado ao projeto (Culminância).
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS – INGLÊS
Intervenção I – Apresentando Bullying
• Apresentando o text: Bullying in School – Great reading and discussion in class (http://marildoenglishblog.com/2009/05/bulying-in-schoolsgreat-reading-and.html)
• Apresentação do texto em slide;
• Exploração das imagens a partir de questionamentos sobre a aparência das personagens, possíveis causas, conseqüentes efeitos;
• Conversa informal pelo professor para introduzir a leitura do texto enfatizando palavras-chave e/ou cognatos como bulliying, victims, adolescents, students, school, e utilizando também o recurso linguagem gestual (mímica), para despertar a compreensão do assunto em foco;
• Leitura do texto pelo professor e audição pelos alunos (listenig);
• Leitura pelo professor e repetição pelos alunos (repeating);
• Exploração do conhecimento prévio do aluno, apoiando-se nas imagens, nas palavras-chave e cognatos, para propiciar a compreensão textual e aprofundamento do tema.
Intervenção II – Conhecendo e discutindo o tema (Pesquisa)
• Pesquisa sobre o significado da palavra “bullying” e aprofundamento do tema reportando o modo como o fenômeno vem se manifestando em nossas escolas;
• Discussão do tema confrontando as informações apresentadas na pesquisa com a realidade da classe, da escola, da comunidade.
Intervenção III – Extrapolação das idéias
• Exibição de vídeo (Anti bullying Original Music Video “If You Help Someone” ) em http://www.youtube.com/watch?v=JP2Mng2eIBM;
• Conversa informal sobre o vídeo – exploração das imagens e associação com a música; “plus” na exploração do tema;
• Audição da musica sem vídeo;
• Audição da música e leitura silenciosa da letra (acompanhamento sem voz);
• Canto da música pelo professor e pela classe (repetir conforme necessidade e possibilidade).
Intervenção IV – Da reflexão à ação (Proposta de atividade)
• Divisão da turma em três grupos;
• Montagem de jogral (em português) baseado no texto e na música estudados;
• Confecção de cartazes (em inglês) despertando a consciência para o combate ao bullying;
• Montagem de um clip no qual os alunos cantam e dançam recriando o vídeo apresentado com um “plus” de originalidade;
• Produção dessas atividades em casa e apresentação na culminância do projeto.
OBS.: Os alunos aintegrantes das equipes do jogral e dos cartazes têm passe livre para participar, também, conforme interesse e vontade, da apresentação do clip.
Das intervenções didáticas propostas pelo professor Genivaldo, serão aplicadas também com a 7ª série, Turma de Língua Inglesa, as atividades que compõem a “Intervenção – Conhecendo e discutindo sobre Bullying”.
CULMINÂNCIA
Apresentação dos vídeos, murais, músicas e a comunidade no orkut feitos e produzidos pelos grupos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO
Participação dos alunos no seminário e nas discussões;
Comentário e intervenção no blog da escola;
As habilidades de pesquisar na internet e de criação de comunidade no Orkut;
Participação nas atividades de produção dos vídeos, músicas e murais temáticos;
Organização, cooperação e interação com os colegas e demais grupos sejam da sala ou não.
Habilidades do uso do Monitor Educacional na exibição dos vídeos através do Pen Drive e/ou aparelho de DVD.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Anti-bullying Original Music Video: "If You Help Someone" encontrado no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=JP2Mng2eIBM
Bullying: http://www.youtube.com/watch?v=h3-9UlWrYzE&feature=related
Bullying in School – (http://marildoenglishblog.com/2009/05/bulying-in-schoolsgreat-reading-and.html)
FANTE, Cléo - Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz.
Música Sofrendo em Silêncio em Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=VrdTlukmro8
Música Sofrendo em silêncio (letra) - no site: http://letras.terra.com.br/mobilize/1540582/
Novo Tempo - Padre Fábio de Melo Com Part. Esp. Roupa Nova : http://www.youtube.com/watch?v=M_HbD8STFIc
http://alcaraz.wordpress.com/2008/08/22/sociedade-mais-humana/
Imagens: http://4.bp.blogspot.com/_y84NMtqsBSw/SrlIdhjmASI/AAAAAAAAA98/NBZwYYuwmm4/s320/bullying(2).jpg
Bullying: http://www.youtube.com/watch?v=h3-9UlWrYzE&feature=related
A N E X O S
FILMES QUE TRATAM SOBRE A TEMÁTICA BULLYING
Meninas Malvadas - uma garota criada na selva africana só conhece uma escola aos 16 anos. Ela começa a andar com um grupo de patricinhas que adoram esnobar os outros. Para vingar-se, a adolescente passa a agir da mesma forma.
Ponte para Terabítia - Enquanto na escola, Jess Aarons não tem amigos, é perseguido pelos valentões da sala, e vive uma paixão platônica pela professora de artes, em casa, seus pais estão com problemas financeiros e quando dão atenção para os filhos, é para alguma das quatro irmãs do garoto. Desenhista, ele passa seu tempo criando suas ilustrações ou treinando para ser o mais rápido na corrida da escola. Então surge a novata Leslie Burke, que logo em seu primeiro dia ganha de Jess e do resto dos garotos na disputa. Leslie, filha de escritores, também é vista como uma estranha, assim como Jess. Aos poucos, a má impressão da corrida vai passando e cria-se entre eles uma grande amizade. Leslie, com seu talento para criar histórias, e Jess, com suas habilidades nos desenhos, cria um mundo mágico chamado Terabítia. Um reino encantado, numa floresta perto da casa deles. Quando um acidente acontece, Jess segue os conselhos de Leslie de manter a mente sempre aberta, e decide construir uma Ponte para Terabítia.
Tiros em Columbine - o polêmico diretor e escritor Michael Moore levou ao cinema a história dos jovens Eric Harris e Dylan Klebold, que estudavam na escola Columbine High School e mataram seus colegas.
Nunca fui beijada - a jornalista Josie Geller recebe a difícil missão de fazer uma reportagem sobre o comportamento dos adolescentes na escola. Só que a moça nunca foi beijada e não era das mais populares na época de colégio. O filme mostra como a protagonista vira motivo de chacota para seus colegas.
De repente 30 - Jenna é uma garota divertida, mas impopular. Quando as coisas dão erradas em sua festa de aniversário de 13 anos, ela deseja ter 30 anos, ser bem sucedida e possuir um namorado. Quando acorda no dia seguinte tudo é realizado, mas ela logo percebera que na realidade sempre teve o que quis até tentar ser popular.
Um Grande Garoto - Nesta comédia dramática, Hugh Grant é Will, um londrino metido a galã que resolve inventar que tem um filho só para poder ir a reuniões de pais solteiros. Lá, ele conhece uma série de mães solteiras e sempre apela para o mesmo esquema: viver um rápido romance e pular fora assim que surgir a palavra compromisso. Essa situação muda quando ele conhece Marcus (Nicholas Hoult), um garoto de 12 anos com muitos problemas na escola e em casa. A princípio, um é praticamente o oposto do outro. Porém, com o tempo, Marcus e Will descobrirão que têm muito a aprender um com o outro.
Forrest Gump
Forrest Gump (Tom Hanks) é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população.
Querido Frankie - é uma comovente e reconfortante história sobre a vida de um rapaz de 9 anos, surdo e mudo, que sofre perseguições Frankie, e a sua mãe, Lizzie.
Desde muito pequeno que Frankie se lembra de andar sempre a mudar de casa, na companhia da mãe, e nunca ter visto o pai. Para proteger o filho da verdade, Lizzie inventou uma história para satisfazer a sua curiosidade... Regularmente, escreve-lhe cartas fazendo-se passar por um suposto pai a trabalhar num navio, que anda por terras distantes e exóticas.
Música
Sofrendo em Silêncio- Mobilize
Composição: Adriele Lima / Lélio Calhau
No silêncio do meu quarto ninguém pode ver
O tanto que palavras fazem sofrer
Por ser diferente as pessoas acham que
Podem ferir alguém como se não fosse nada
Você pode respeitar e é capaz de amar alguém que sofre em silêncio?
Você pode respeitar e pode entender que bullying fere a alma?
Todos diziam que era brincadeira
Enquanto eu sofria em silêncio
Por ser excluido eu me afastava sem esperar
Que pudesse explicar o que havia de errado
Você pode respeitar e é capaz de amar alguém que sofre em silêncio?
Você pode respeitar e pode entender que bullying fere a alma?
Seu filho pode ser a vítima
Seu filho pode ser o agressor
Mas terá chance (terá chance)
Se todos puderem respeitar e serem capazes de amar alguém que sofre
Se todos puderem respeitar e entender que bullying fere a alma
Quero saber se você é capaz de ajudar alguém assim