sexta-feira, 13 de agosto de 2010

AVALIAÇAO DO CURSO PROINFO 120 - ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


-->Avaliação do Curso
No ano de 1997 adquirir meu primeiro computador, onde a partir daí pude conhecer esta ferramenta tão importante e crucial para os dias atuais. Já tinha feito alguns cursos, e, a partir desses poucos conhecimentos fui me integrando com as tecnologias. Mas todo o conhecimento adquirido ainda era bastante primário, pois o aprendizado ocorria em maior parte através da prática diária ao longo do curso. Sempre procurei aprender e conhecer novas formas de ilustrar melhor as minhas atividades pessoais e profissionais. Antes dos cursos que fiz no NTE 05, eu conhecia um pouco do que as tecnologias nos oferecem. Mas o que posso registrar de tão importante, logo após os cursos que fiz, foram justamente uma maior intimidade dentro das tecnologias, o que me ajudou muito e enriqueceu ainda mais as minhas práticas.
A minha participação nas atividades desenvolvidas no curso foi interessante e ao mesmo tempo prazerosa, pois me colocou sempre em desafio desse “novo”que parte do principio daquilo que a gente propõe realizar. Busquei sempre fazer o melhor e, acredito que sempre atendeu ao esperado (mesmo quem ainda esteja em busca de novas formas dentro das TIC). Sempre procurei buscar novas propostas e, mesmo com as finalizações dos cursos feitos, procurei buscar ainda mais dentro do que aprendi.
Importante ainda registrar que, além das atividades individuais, são as atividades feitas em grupo, onde juntamente com outros colegas, há produções onde todos se interagem e partilham o que cada um aprende. Produções onde cada um pode opinar e ilustrar com idéias e participações. Produtivas e muito enriquecedoras, pois todos aprendem juntos e constroem conhecimentos de forma coletiva.
Antes de conhecer e realizar cursos dentro das práticas pedagógicas e tecnológicas, eu já usava aparelhos de DVD em sala de aula onde mostrava filmes e usava também o power point. No entanto, depois dessas práticas pedagógicas, as aulas ficaram mais enriquecedoras, pois o uso das TIC passaram a ser mais presentes, como Blogs, slides,internet,e-mail,webquest,repositórios,audacity,dentre outros. É óbvio que tudo isso passa a revolucionar ainda mais as aulas, o que me deixou mais satisfeito e pode ter realizado trabalhos e atividades com maior rendimento e prazer dos alunos em executá-los.
Conhecimentos novos são adquiridos e automaticamente são praticados (pelo menos aconteceu com a minha prática). Tudo o que venho aprendendo passei a executar e pude realizar trabalhos ricos e os alunos puderam mostrar que estão atuando dentro dessas novas propostas. E atrelado a tudo isso, pude ver que as apostilas onde me deu encaminhamentos para essa compreensão passaram a ser subsídios para que a minha aprendizagem pudesse ser mais proveitosa, pois foram leituras práticas que respondiam às minhas interrogações sobre o que eu necessitava quando no momento precisava.
Toda a navegação do curso encaminhou-me a ter uma relação muito boa com tutores e colegas, pois dentro das atividades presenciais e EAD, pude aprender e também contribuir nos fóruns, onde as participações eram grandiosas e os colegas passavam comentários proveitosos e, a partir daí a construção de conhecimento também ocorria.
É muito difícil dizer o que poderia aprender dentro das TIC. Mas gostaria de poder conhecer novos instrumentos de aprendizagens que colaborasse ainda mais na minha prática e crescimento pedagógico. Talvez algo mais profundo sobre blog, webquest (conheço pouco), construção de sites, etc. As dificuldades acontecem, mas o interessante de tudo é que tive uma excelente tutora e colegas que sempre procurava ajudar um ao outro. Talvez por isso não tenha tido dificuldades que me atrapalhasse o andamento do curso. Aproveito inclusive para abraçar e agradecer a tutora Thanya pelo excelente trabalho. Alguns problemas que surgiam, eram superados rapidamente através do espaço dedicado a tirar dúvidas que eram prontamente respondidos pela nossa tutora.
No decorrer de todos os cursos que fiz no NTE 05, inclusive este que está em fase final, sempre procurei realizar alguma coisa dentro da sala de aula. Foram sites interessantes, foram filmes, dicas, etc, que sempre estavam dentro das atividades pedagógicas. Foram produções de pequenos programas, musicas entrevistas, depoimentos, projetos, etc.
O que mais me deixa preocupado, é que a cada dia em que experimento essas novas ferramentas tecnológicas, percebo que a nossa prática pedagógica tende a cada vez mais ser rica e útil para os nossos alunos. Pena que muitos educadores vêem tudo isso como embargo ou algo que não ajuda ou que não contribuem para a nossa educação caminhar a partir de novas aprendizagens. Percebo ainda que cada um de nós, poderemos nos aproximar cada vez mais dessa realidade. Talvez o que separa essa aprendizagem do cotidiano é a falta de compromisso de alguns educadores em não desejar ir ao encontro dessa buscas e, as aproximações ocorrem quando a gente esteja aberto ao “novo”. O “novo” que sempre servirá de uma luz no final do túnel que será o diferente e fará diferente. Dentro da minha prática educacional eu vejo e registro neste relatório que posso afirmar que as minhas propostas e atividades pedagógicas possuem duas vertentes: o antes das tecnologias e o depois dos cursos feitos onde encaminhavam novas formas de trabalhar e ilustrar as aulas.
Pois, quem desejar construir uma educação nova onde todos possam ser autores e atores dessa prática não poderão se desvincular das TIC que o encaminham ao novo mundo do aprender e do descobrir: Isso é que eu acho interessante.
Fiz o que mais de agradável pudesse fazer. Inclusive no decorrer do curso realizei algumas atividades que estavam no papel , mas que ainda faltava realizar. Não mudaria nada dentro da minha prática pedagógica, pois o que mais tinha vontade de realizar está realizando com o uso das tecnologias.
Sou Genivaldo Pereira dos Santos. Sou graduado em Pedagogia, concluindo em novembro a graduação de História, especialista em Planejamento Educacional, História da Cultura Afro-Brasileira. Trabalho a 21 anos na educação, sendo 17 anos na Rede Estadual, ministrando História, Sociologia e Filosofia no Ensino Médio.
PRAZER EM SER PROFESSOR.
SOU TIC CHICEnsinando e aprendendo com as TIC
Integração e tecnologia eu vou ao computador compartilhar.
A formação para na sua prática atuar.

Blogando, orkutando ou twitando.
Nas redes sociais vou está sempre atuando

Compartilho experiências seja no Blog, Fórum, Google Docs ou Webquest Brasil.O que importa é que a cada dia me torno um internauta mil.

Com Slideshare crio e compartilho apresentações
Mas se faço opção para músicas não penso mais de uma vez,
Porque estou sempre com o MP3.

Compartilhar vídeos é muito bom,
Com Youtube e VideoblogFerramentas para o meu trabalho
Que me livra sempre do embaralho.

Comunico-me via On-line, porque me deixa em ação
Pois tenho o MSN, o Skype e o E-mail que me deixa atenado.
Provocando discussões e convidando todos pra falação.

São repositórios, dicas, projetos, tecnologias e inovação.
Graças às tecnologias na educação que
O ensino com as TIC me deixou a frente dessa geração.

São as TIC do ensinar.
São as TIC do aprender
Quem não quiser ficar pra trás.
É só nesse e noutros cursos aparecer.
Sou TIC CHIC.
De Genivaldo Pereira

Um comentário:

  1. Adorei a poesia Sou Tic CHIC , faça um áudio com ela ou melhor vamos fazer um áudio coletivo, vai ser divertido.
    Agradeço também as palavras de carinho, mas é muito fácil fazer um trabalho com aprendizes tão capazes e criativos como vcs, eu que acabo aprendo muito, é uma troca. Abs, Thanya

    ResponderExcluir