sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PROINFO 120 – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇAO: Ensinando e Aprendendo com as TIC.

NTE 05 – Núcleo de Tecnologia Educacional 05 - Itabuna

Tutora: Thanya Dias

Atividade 4.4 – Compartilhando experiências sobre currículo,projetos e tecnologias

Cursista: Genivaldo Pereira dos Santos

www.eproinfo.mec.gov.br

Gostei do Blog.

Acho um veículo super interessante para o trabalho em sala de aula. Apesar de ter visitado tantos outros (que são super interessantes e difíceis escolher).

Eu vejo o Blog como um grande instrumento de aprendizagem comunicação, interação, discussão e tantos outros. Falo isso porque criei um Blog ( http://historiadialetica.blogspot.com) e tenho tido um grande prazer de compartilhar aprendizagens com meus alunos. Já estou usando este Blog desde 2009 e tenho tido grandes alegrias pois percebi que os alunos participam das postagens e discussões de atividades,trabalhos,aulas e vídeos que no decorrer das aulas em sala tem sido construídas.

Hoje em dia é importantíssimo criar conteúdo e acho o Blog um desses veículos para essa tarefa. Pode postar,comentar, publicar vídeos, imagens, etc sobre determinados assuntos e sentir-se interativo numa rede onde todos possam participar. São opiniões diversificadas onde as pessoas costumam participar e opinar. Porque as pessoas estão sempre interessadas em sua opinião sim e precisam de sua contribuição. Ainda que as pessoas não comentem num Blog, você consegue ver o número de visitas ao mesmo e perceber que as pessoas vem de diferentes lugares através de mecanismos de busca, portanto, é interessante sempre criar conteúdo e tentar postar sobre diferentes áreas para angariar visitas.

As possibilidades de uso são enormes. Estou a cada dia apaixonado pelo Blog criado, pois estou tendo respostas importantes e percebi que os alunos se sentem motivados a participar, pois sempre estão pedindo para participar de atividade através do Blog criado para esse tipo de atividade.

Não tenho percebido dificuldade. Percebi muita facilidade, pois quando realizei atividades com os alunos, esperava poder encaminhar explicações de como postar e/ou comentar e, não precisei fazer essa exposição, uma vez que os alunos já estavam utilizando com facilidade.

Uma coisa que sinto que posso ainda fazer, é tentar fazer desse Blog uma ferramenta que, memso que não ocorra comentários diários, mas que possa ser uma ferramenta de atividades onde as postagens possam ocorrer com regularidade para que tenha a vantagem da captação. Pois o aluno vai perceber e saber que aquele blog ou website é atualizado diversas vezes pelo menos semanalmente, então passa a fazer um esforço para visitá-lo com maior regularidade, produzindo igualmente mais participações, acesos e comentários.

Fiz algumas visitas nos blogs http://historiadoensino.blogspot.com , http://projetoinfo.blogspot.com/ e http://tecnologiaseduca.blogspot.com .Gostei muito dos mesmos e passei a ser um seguidor.

Gostei muito também do SLIDESHARE (www.slideshare.net ).Uma ótima ferramenta. Ferramenta para criação e compartilhamento de apresentações. Já sou cadastrado nesta pasta de apresentações. Inclusive postei um Projeto que fala do Bullying na Escola http://www.slideshare.net/Genivaldo1964/cpia-de-projeto-bullying-na-escola-em-rede. Costumo realizar pesquisas neste espaço, uma vez que encontro matérias interessantes que servem como instrumentos para trabalhos em sala ou não. Vejo que o slideshare serve para o professor trabalhar também com os alunos fazendo postagens de aulas e atividades realizadas, para que sejam partilhadas para outros que interessam. Motiva o aluno, pois ele se sentirá empolgado em poder ver seus trabalhos publicados e com acesso a outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário