O que é currículo? Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?Como integrar efetivamente as TIC ao desenvolvimento do currículo? Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Para auxiliar na formação do conceito de currículo- leitura dos artigos no Guia do Cursista páginas 183 a 185 - Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Autoras: Mª Elisabeth Bianconcini e Almeida e Mª Elisabeth B. B. Prado disponível online: http://www.tvebrasil.com.br/salto
E no Guia do Cursista páginas 187 a 192 - Pedagogias de projetos: fundamentos e implicações. Autora: Mª Elisabeth B. B. Prado este texto é capítulo do livro Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. ALMEIDA e MORAN disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/1sf.pdf
Para auxiliar na formação do conceito de currículo- leitura dos artigos no Guia do Cursista páginas 183 a 185 - Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Autoras: Mª Elisabeth Bianconcini e Almeida e Mª Elisabeth B. B. Prado disponível online: http://www.tvebrasil.com.br/salto
E no Guia do Cursista páginas 187 a 192 - Pedagogias de projetos: fundamentos e implicações. Autora: Mª Elisabeth B. B. Prado este texto é capítulo do livro Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. ALMEIDA e MORAN disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/1sf.pdf
Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais. É o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos.
Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto.
Os estudos sobre currículo ou sobre tecnologias e educação se desenvolveram durante algum tempo desarticulados entre si, o que dificultou o enfoque globalizante na análise dos desafios e problemas emergentes no âmbito da educação que se realiza no meio de uma sociedade caracterizada pela cultura tecnológica. Tal dicotomia tem conduzido à produção de concepções teóricas e atividades nem sempre coerentes entre si. (Módulo Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC)
Pode se ver que essa integração entre currículo e tecnologias proporciona grandes mudanças na aprendizagem,mas desde que compreendamos realmente a concepção de currículo, ao qual almejamos desenvolver: espaço de transformação, de experiência, de ensino, de aprendizagem ativa, de formação cidadã. Isso é o que realmente almejamos e esperamos.
O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar. O aluno, longe de ser um mero observador que só reage quando solicitado, passa a ser um participante ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem.
Acredito muito na pedagogia de projetos, onde o aluno aprende no processo de produzir,levantar duvidas e até criar vínculos na busca de novas descobertas e reconstrução de conhecimentos.
É importante refletir o que Hernandez(1988) afirma sobre o trabalho por projeto de que não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola. Realizar um projeto consistente deve ser inserido dentro de uma realidade de sala de aula, do contexto da escola.
Que seja uma educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos às ciências, às artes, à cultura, às tecnologias de comunicação e informação e às múltiplas linguagens de expressão e comunicação que constituem os sistemas simbólicos de uma sociedade.
É imprescindível e necessário compreender, portanto que quando realizamos atividades pro projetos todos os envolvidos devem se envolver para produzir e até descobrir coisas novas, onde as respostas surgirão de forma gradativa.Aprender fazendo e reconhecendo a própria autoria é algo que não se deve deixar de existir.Contextualização de conceitos já conhecidos e procurar descobrir outros, durante as intervenções e ações do projeto.Rompamos com as barreiras que atrapalham e/ou impedem esse processo de crescimento e de descobertas.
ABERTURA E FLEXIBILIDADE SÃO PONTOS FORTES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES NESTA CAMINHADA EM BUSCA DA RECONSTRUÇAO DE CONHECIMENTOS.
Logo,...
"Para que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação beneficie a formação dos alunos, é necessário capacitar, antes da chegada dos equipamentos às escolas, professores e técnicos de suporte", disse Poppovic. (Pedro Paulo Poppovic, Secretário de Ensino a Distância do Ministério da Educação)
Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto.
Os estudos sobre currículo ou sobre tecnologias e educação se desenvolveram durante algum tempo desarticulados entre si, o que dificultou o enfoque globalizante na análise dos desafios e problemas emergentes no âmbito da educação que se realiza no meio de uma sociedade caracterizada pela cultura tecnológica. Tal dicotomia tem conduzido à produção de concepções teóricas e atividades nem sempre coerentes entre si. (Módulo Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC)
Pode se ver que essa integração entre currículo e tecnologias proporciona grandes mudanças na aprendizagem,mas desde que compreendamos realmente a concepção de currículo, ao qual almejamos desenvolver: espaço de transformação, de experiência, de ensino, de aprendizagem ativa, de formação cidadã. Isso é o que realmente almejamos e esperamos.
O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar. O aluno, longe de ser um mero observador que só reage quando solicitado, passa a ser um participante ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem.
Acredito muito na pedagogia de projetos, onde o aluno aprende no processo de produzir,levantar duvidas e até criar vínculos na busca de novas descobertas e reconstrução de conhecimentos.
É importante refletir o que Hernandez(1988) afirma sobre o trabalho por projeto de que não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola. Realizar um projeto consistente deve ser inserido dentro de uma realidade de sala de aula, do contexto da escola.
Que seja uma educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos às ciências, às artes, à cultura, às tecnologias de comunicação e informação e às múltiplas linguagens de expressão e comunicação que constituem os sistemas simbólicos de uma sociedade.
É imprescindível e necessário compreender, portanto que quando realizamos atividades pro projetos todos os envolvidos devem se envolver para produzir e até descobrir coisas novas, onde as respostas surgirão de forma gradativa.Aprender fazendo e reconhecendo a própria autoria é algo que não se deve deixar de existir.Contextualização de conceitos já conhecidos e procurar descobrir outros, durante as intervenções e ações do projeto.Rompamos com as barreiras que atrapalham e/ou impedem esse processo de crescimento e de descobertas.
ABERTURA E FLEXIBILIDADE SÃO PONTOS FORTES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES NESTA CAMINHADA EM BUSCA DA RECONSTRUÇAO DE CONHECIMENTOS.
Logo,...
"Para que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação beneficie a formação dos alunos, é necessário capacitar, antes da chegada dos equipamentos às escolas, professores e técnicos de suporte", disse Poppovic. (Pedro Paulo Poppovic, Secretário de Ensino a Distância do Ministério da Educação)
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