Característica das tecnologias de informação e comunicação que no seu entender, pode trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Para criar uma reflexão coletiva comente as características apontadas pelos colegas.
As novas tecnologias, relacionadas a uma revolução informacional, oferecem uma infra-estrutra comunicacional que permite a interação em rede de seus integrantes,proporcionando significativas contribuicoes para o uso das nossas praticas pedagógicas. Essas novas tecnologia de comunicação levam a educação a uma nova dimensão.Uma dimensao de carater interativo dento de todo o processo educativo,pois terá condicoes de promover o desenvolvimento do individuo onde a mediaçao e a interaçao contribuem e interferem na qualidade do processo.
Essas possibilidades de contribuições das TIC, poderá contribuir para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiem a comunicação e, a partir daí permitir e estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior.
A interatividade, a aprendizagem colaborativa, autonomia, dentre outros vão favorecer muito nesse processo que acho crucial nas possíveis mudanças e possibilidades de contribuição.
Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos.
Vejo as TIC como um grande suporte e tripé desse processo de comunicação que servirá de veiculo na criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que poderá também contribuir somo subsídios para a tomada de decisões. Permitirá também no enfrentamento dos problemas da realidade na construção da aprendizagem onde os alunos também passam a ser grandes partícipes.
A introdução das TIC na educação, segundo uma concepção construcionista, tem provocado o questionamento dos métodos e práticas educacionais uma vez que as mesmas devem ser utilizadas como catalisadores de uma mudança do paradigma educacional.Colocar cada um de nós como aprendizes no processo.Redimensionar a nossa prática, passando de uma prática fundamentada no paradigma instrucionista para construcionista. Mas é bom que entendamos que, toda essa mudança não deve estar associada a um modismo ou à necessidade de se estar atualizada com as inovações tecnológicas. Servir para desenvolver a intelectualidade do aluno de forma conjunta, favorecendo os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede.
Essas possibilidades de contribuições das TIC, poderá contribuir para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiem a comunicação e, a partir daí permitir e estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior.
A interatividade, a aprendizagem colaborativa, autonomia, dentre outros vão favorecer muito nesse processo que acho crucial nas possíveis mudanças e possibilidades de contribuição.
Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos.
Vejo as TIC como um grande suporte e tripé desse processo de comunicação que servirá de veiculo na criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que poderá também contribuir somo subsídios para a tomada de decisões. Permitirá também no enfrentamento dos problemas da realidade na construção da aprendizagem onde os alunos também passam a ser grandes partícipes.
A introdução das TIC na educação, segundo uma concepção construcionista, tem provocado o questionamento dos métodos e práticas educacionais uma vez que as mesmas devem ser utilizadas como catalisadores de uma mudança do paradigma educacional.Colocar cada um de nós como aprendizes no processo.Redimensionar a nossa prática, passando de uma prática fundamentada no paradigma instrucionista para construcionista. Mas é bom que entendamos que, toda essa mudança não deve estar associada a um modismo ou à necessidade de se estar atualizada com as inovações tecnológicas. Servir para desenvolver a intelectualidade do aluno de forma conjunta, favorecendo os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário