domingo, 29 de agosto de 2010

INFLUÊNCIAS DAS TIC PARA A APRENDIZAGEM - POSSIBILIDADES WEB 2.0 - CONSTRUÇAO PROJETO COM PODCAST...

-->
A disseminação do uso de tecnologias em distintos ramos de atividades nos coloca frente a vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação e, em especial, frente aos avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isto exige de nós, educadores, a constante busca de aprender, produzir e gerir conhecimentos e desenvolver diferentes modos de buscar informações atualizadas, nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos!
A partir da poesia de Fernando Pessoa, vamos pensar a respeito do nosso papel em uma sociedade na qual a presença das tecnologias provoca mudanças no modo de pensar dos alunos que recebemos em nossas salas de aula.
Aproveitar o tempo!
Tirar da alma os bocados preciosos – nem mais nem menos-
Para com eles juntar os cubos ajustados
Que fazem gravuras certas na história
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...
Fernando Pessoa
Trabalhar com essas tecnologias em sala de aula eu acho muito bom, rico e inovador. A grande dificuldade ou melhor, os grandes desafios, é justamente a pequena quantidade de computadores na minha escola(no total de 10, mas que funcionam apenas 06).Porque na minha escola possuem salas com até 46 alunos e daí fica difícil levar 46 alunos para a sala de informática e poder produzir bem com uma quantidade pequena de máquinas. Mas isso não é o problema para desmotivar-me, pois com possibilidades outras eu sempre estou fazendo minhas atividades com os meus alunos e tem dado super certo. As dificuldades não podem suprimir o brilho da criatividade que repousa dentro dos educadores e dos nossos alunos, pois ficaremos fadados a fazer uma educação ainda medieval.
Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso à Tecnologia de Informação e comunicação (TIC), mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
As possibilidades que a Web 2.0 proporciona na construção e socialização dos conhecimentos é que ela seja utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web, uma tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.Isso se torna prazeroso e cada vez mais instigante para o processo de conhecimentos e de socialização dos mesmos entre uma quantidade imensa de pessoas.Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas. Também entra nesta definição a oferta de diversos serviços on-line, todos interligados tanto é que o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.
A Web passa a ser encarada como uma plataforma, na qual tudo está facilmente acessível e em que publicar on-line deixa de exigir a criação de páginas Web e de saber alojá-las num servidor.
Com a Web 2.0 grandes mudanças ocorrem, como salienta Richardson (2006), está-se num processo contínuo de criação e de partilha. As publicações do professor e dos alunos deixam de estar limitadas à turma e ficam disponíveis para toda a rede. As idéias apresentadas, por exemplo, num blogue são, como salienta Siemens (2002), o ponto de partida para o diálogo, não o ponto de chegada.
Durante gerações os alunos trabalharam sobretudo independentemente. Atualmente, com a Web é fácil produzir trabalho colaborativamente, uma vez que a maior parte das ferramentas da Web 2.0 permite mais do que um autor o que favorece a criação colaborativa.
A Web tem-se tornado cada vez mais a fonte de conteúdo para ensinar e para aprender. Além disso, escrever já não fica limitado ao texto, integrar vários formatos tem-se tornado cada vez mais fácil. No seu blogue pode integrar uma hiperligação para um sítio na Web, disponibilizar uma imagem, inserir um vídeo do YouTube.(Manual de Ferramentas da WEB2.0 para Professores de Ana Amélia A. Carvalho – Ministério da Educação).
Uma nova mídia na internet ou não, o podcast veio para revolucionar, porque é muito simples, uma vez que uma pessoa pode gravar um arquivo de áudio sobre um tema qualquer, coloca na internet e divulga-o.Já imaginou podermos ter ao nosso alcance a chance de criarmos sem dificuldade nossa própria rádio?Aquela desejada rádio na nossa escola?A rádio da igreja, etc.?E depois termos condições e executarmos no computador ou ainda transferir para um MP3 Player para ouvir num outro momento? É realmente algo surpreendente. Já posso perceber isso com o pouco uso que venho fazendo em casa (pois não realizei nada ainda em sala de aula).Já imagino sim, a construção de Projetos Pedagógicos sendo feitos e realizados através do uso dos Podcats. Já imagino realizando atividades com os alunos através da disciplina de História, onde os mesmos farão registros os assuntos pesquisados e, propondo a construção de um Blog onde serão registradas as conclusões de todas as atividades realizadas. Já me vi também, trabalhando com os alunos, realizando projetos onde os alunos narram cada etapa e intervenção do projeto em foco, disponibilizando os pontos mais importantes do que for tratado. Portanto, é viável sim o Podcast na prática de projetos, de aulas, de lazer, etc.
Enfim...
Os conhecimentos compartilhados neste primeiro momento deste curso, me fez enxergar cada vez mais além das fronteiras de um simples quadro de giz e além de um livro didático, pois, não tirando o méritos dos mesmos, somos cada vez mais convidados a vivenciarmos novos tempos e momentos onde a troca de experiências possam somar e com pitadas de criatividades, de autonomia,de dedicação e de interatividade iremos contribuir para o crescimento coletivo, que não é individual, onde os espaços construídos sejam o inicio de conversa de novas práticas e de novas descobertas, em nome de potencialidades na construção de uma equipe que deve buscar a aprendizagem coletiva. Isso se faz, justamente tendo as dificuldades, mas que a busca das resoluções farão abrilhantar cada degrau construído nesta busca de entendimento e de desenvolvimentos aplicativos dentro das TIC na educação.
Ainda pegando o “fio da meada”de como realizar e descobrir a utilidade do Podcast, estou satisfeito e muito feliz em poder incluir aos poços de mais um recurso dentro das minhas possibilidades de construir uma escola nova centrada nas tecnologias. Isso me deixa mais confiante e mais responsável....cada vez mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário