Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? Será que haverá mudanças em nossa atuação docente? O que mudará na aprendizagem do aluno? Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte? Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Leia o poema "De mãos dadas" de Carlos Drummond de Andrade, como estímulo ao trabalho coletivo que vem se desenvolvendo no curso.
Mãos dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
Leia o poema "De mãos dadas" de Carlos Drummond de Andrade, como estímulo ao trabalho coletivo que vem se desenvolvendo no curso.
Mãos dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
PROINFO 120 – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇAO: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
NTE 05 – Núcleo de Tecnologia Educacional 05 - Itabuna
Tutora: Thanya Dias
Atividade 4.1 – Possíveis mudanças em sua prática pedagógica
Grupo 01 : Genivaldo Pereira – Leonardo – Jussiara – Maria Creuza – Juscélia – Edvanise - Nadijena
www.eproinfo.mec.gov.br
NTE 05 – Núcleo de Tecnologia Educacional 05 - Itabuna
Tutora: Thanya Dias
Atividade 4.1 – Possíveis mudanças em sua prática pedagógica
Grupo 01 : Genivaldo Pereira – Leonardo – Jussiara – Maria Creuza – Juscélia – Edvanise - Nadijena
www.eproinfo.mec.gov.br
As novas contribuições tecnológicas estão ai a todo instante e é impossível ignorá-las, pois não é possível desenvolvermos a maioria dos nosso projetos de trabalhos sem utilizá-las.
Elas são de grande importância para o desenvolvimento de formas de aprendizagens tendo campos bem abrangentes principalmente na área educacional sem contarmos que despertam interesses e motivam nossos alunos tornando as aulas mais prazerosas e com objetivos alcançados.
De acordo com LEVY (1994), " novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da Informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma Informática cada vez mais avançada.
Possíveis Mudanças na forma do aluno aprender:
Autonomia no processo
Gosto pelos desafios
Liberdade de Criação
Interatividade
Pesquisa e experimentação
Liberdade no uso das diversas linguagens
Aprendizagem colaborativa
O uso da Internet nas escolas está delimitado, em sua maioria na pesquisa de informação. As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet é a comunicação.
LÉVY, Pierre.- As Tecnologias da Inteligência. Editora 34, Nova Fronteira, RJ, 1994.
Elas são de grande importância para o desenvolvimento de formas de aprendizagens tendo campos bem abrangentes principalmente na área educacional sem contarmos que despertam interesses e motivam nossos alunos tornando as aulas mais prazerosas e com objetivos alcançados.
De acordo com LEVY (1994), " novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da Informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma Informática cada vez mais avançada.
Possíveis Mudanças na forma do aluno aprender:
Autonomia no processo
Gosto pelos desafios
Liberdade de Criação
Interatividade
Pesquisa e experimentação
Liberdade no uso das diversas linguagens
Aprendizagem colaborativa
O uso da Internet nas escolas está delimitado, em sua maioria na pesquisa de informação. As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet é a comunicação.
LÉVY, Pierre.- As Tecnologias da Inteligência. Editora 34, Nova Fronteira, RJ, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário