domingo, 29 de agosto de 2010

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL : COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS - SOBRE O PODCAST

-->
Percebo que Podcast é uma espécie de radio digital onde o deu conteúdo é disponibilizado na internet.
É uma forma de publicação de programas de áudio pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. É uma espécie de “programa de rádio” que você grava em seu MP3 player ou ouve no próprio computador.
PodCasts são arquivos de áudio disponibilizados em mp3 (em sua maioria) na internet, com a diferença de serem distribuídos através de feeds (rss/xml) e com conteúdo dos mais variados assuntos e nos mais variados idiomas. E que nos permite ouvir quando, como, onde e quantas vezes quisermos. Em sua maioria, não são “programas rádio” convencionais ou comercias, o que nos dá uma maior variedade de estilos e acaba agradando a gregos e troianos.
Os áudios criados e postados no nosso fórum de apresentação são considerados sim, um Podcast, até porque, esta espécie de radio digital ou não, nos dar a possibilidade de criar nosso próprio conteúdo de áudio e de selecionar apenas os podcasts do nosso interesse. Tanto que este formato de transmissão é hoje muito utilizado por diversas pessoas e empresas no mundo para divulgar notícias e programação, assim como algumas universidades que começam a disponibilizar aulas neste formato.Grandes emissoras de rádio e até a NASA se tem registros.
Uma nova mídia na internet ou não, o podcast veio para revolucionar, porque é muito simples, uma vez que uma pessoa pode gravar um arquivo de áudio sobre um tema qualquer, coloca na internet e divulga-o usando feeds.Já imaginou podermos ter ao nosso alcance a chance de criarmos sem dificuldade nossa própria rádio?Aquela tap desejada rádio na nossa escola?A rádio da igreja, etc.?E depois termos condições e executarmos no computador ou ainda transferir para um MP3 Player para ouvir num outro momento? É realmente algo surpreendente. Já posso perceber isso com o pouco uso que venho fazendo em casa (pois não realizei nada ainda em sala de aula).

Nenhum comentário:

Postar um comentário