segunda-feira, 19 de julho de 2010

O MITO DA TELINHA-OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇAO MEDIADA PELO COMPUTADOR-Graziela Giusti Pachane


IMAGEM: http://www.conexaeventos.com.br/layout/imagens/banco/Image/computador_rev-escola.jpg
“Por um lado, como ressalta Rubem Alves, é necessário que a educação seduza e envolva seu aluno no processo de aprendizagem; por outro, o olho cegado pela forte luz fora da caverna platônica deve gradativamente ir superando o “deslumbramento primeiro” e ir compreendendo o mundo para além de como esse se nos apresenta”. Módulo de Estudo Pág. 128 O MITO DA TELINHA-OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇAO MEDIADA PELO COMPUTADOR-Graziela Giusti Pachane

Para que o ser humano se apresente curioso e assediado às condições e atividades novas e que exija de cada um a atenção necessária, é preciso que haja uma provocação para que a sedução possa ser o caminho do envolvimento naquilo que é proposto. Mas para que tudo isso possa acontecer de forma natural e espontânea, deve-se surgir, a partir de cada educador, meios pelo qual essa sedução possa ocorrer. Ocorrer de uma forma onde a aprendizagem possa acontecer, sem que necessite ações radicais por parte dos educadores, pois acredito na sedução que acontece de forma gradual e, que não seja necessário à busca apenas de notas para que o aluno se apresente nas atividades. A compreensão de superar a escuridão da caverna interior, para a luz externa que reside dentro de cada vontade de sair de si e, deixar que a busca pela luz possa ser desafiadora, mas prazerosa e gratificante por todos.
Superar a cegueira que ainda podemos ver dentro da nossa realidade é um desafio que cabe a cada um de nós. Se desejamos que os nossos alunos possam entrar numa realidade de autonomia, é preciso que trabalhemos o aluno ativo, onde seus interesses possam ser agentes motivadores, determinando a busca da superação do paradoxo da sedução. A SEDUÇÃO NA EDUCAÇÃO.
Deixa-me inquieto quando os discursos são voltados para as práticas tradicionais onde as tecnologias são deixadas de lado. Práticas onde se assistem ainda laboratórios de informáticas fechadas em poder de diretores que “acham donos da escola”.Essas inquietações mesmo que existam, precisam ser superadas a partir do momento em que abandonamos as idéias tradicionais e que não mais respondem às necessidades atuais.Deixemos os bancos das escolas e rebusquemos nossos conceitos que muitas vezes estão “faraônicos”e contemplemos com uma roupagem mais contemporânea e desafiadoras, tornando-nos educadores prontos a rever esses conceitos e que estejamos prontos para receber das nossas reciclagens, novas formas de ver o novo mundo de TIC e, que vindo dos nossos alunos, sejamos também humildes para recebe-los.Foi a partir dessa proposta de seduzir os alunos que pude usar o processo de sedução na tentativa de direcionar os alunos na inserção das atividades afins.Justamente a partir do momento em que o giz e a lousa deixa de ser os maiores instrumento do processo de ensinar, mas que apoiados e atrelados ao instrumento já existentes , pudesse também fazer uso de tecnologias para propostas de interesse dos alunos, pois a inserção dessas ferramentas na escola, pude perceber novas mudanças e novos envolvimentos na educação.

“Precisamos superar as visões simplistas, ou simplesmente deslumbradas, que se tem a respeito das novas tecnologias e sua inserção na educação. Precisamos de uma compreensão muito mais ampla por parte de todos os envolvidos no processo, dos paradoxos que envolvem o computador e as novas mídias, para superar sedução ofuscante da visão linear, tradicional e unidirecional que nos é imposta de que o computador é mais novo redentor da humanidade”. Módulo de Estudo – pág. 129 O MITO DA TELINHA-OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇAO MEDIADA PELO COMPUTADOR-Graziela Giusti Pachane

Pessoas preparadas para o uso do computador nas escolas e no dia a dia do professor são de fundamental importância, uma vez que conscientes do que vem ocorrendo no mundo, precisamos sair das velhas cavernas da ignorância, para que construamos novas técnicas para poder bem utiliza-las. Alunos e professores bem preparados, dominarão em parte as ferramentas desse cenário tecnológico. Não que as ferramentas tecnológicas venham na ser a resolução e solução das deficiências no processo ensin0o-aprendizagem, mas que oportunizarão maiores possibilidade de seduzir os nossos alunos, contribuído a partir de práticas já existentes novas condições de significação de caráter revestido de uma modernidade progressista. As novas mídias vêm responder aos novos propósitos que pretendemos construir.

“A TV, permite um ritmo mais acelerado, permite incluir musica, permite o trabalho com imagens, com filmes, desenhos, enfim, permite “animação”, enquanto o ensino tradicional prende-se a formas mais “estáticas” e abstratas”. Módulo de Estudo – pág. 124. O MITO DA TELINHA-OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇAO MEDIADA PELO COMPUTADOR-Graziela Giusti Pachane

Como é prazeroso poder dar mais cor e vida à educação. Como é gratificante poder fazer uso de ferramentas que possibilitem um ritmo mais deslumbrante e novo dentro das nossas praticas educativas. Isso tudo me fez apaixonar pelas mídias digitais dentro das minhas propostas educacionais. Essas ferramentas têm contribuído muito na realização de várias atividades, pois pude perceber o quanto os alunos passaram a se entregar mais nas atividades onde envolvam tecnologias. São aulas, são criações feitas por eles mesmos, são inserções de novos conceitos.
As maiores inquietações que se ver em tudo isso, ainda são as resistências por parte de educadores, pois por parte dos alunos não se percebe nenhuma relutância, pois os mesmos tendem a fazer cobranças dentro dessas possibilidades.
Os nossos alunos não mais se sentem seduzidos por propostas estáticas e abstratas. Os nossos alunos buscam movimentos e múltiplas possibilidades para se inserir em cada construção do seu aprendizado, que ele também passa a ser responsáveis e integrantes.

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