domingo, 11 de julho de 2010

BALANÇO DAS APRENDIZAGENS NA UNIDADE II

As possibilidades de aprendizagem e de busca de novas realizações e de crescimento, sempre existirão, pois nada é ou será tão novo, uma vez que é dado a cada um de nós as inovações que nos levam a diversos caminhos a seguir. E isso só poderá acontecer se nos enveredarmos por desafios outros. Sempre me pautei na curiosidade de buscar e aprender. Aprendizagens que me levaram a compartilhar conhecimentos e dividir também angústias. Por isso, com topadas e acertos encontrei “grandes pistas”para buscar os “tesouros”das inovações.É por isso que ousar sempre é algo que tem que fazer parte das nossas impressões praticas e, desistir jamais será um labirinto onde não conheça a saída, mas a saída para o desejo do encontro, do fazer do construir. Quando a tutora pediu que construíssemos um Blog como registro das nossas atividades, fui aprendendo algumas regrinhas interessantes para aprimorar ainda mais a construção desta ferramenta, principalmente os links, hiperlinks,etc.Isso que faz a diferença e que vai atenendo as nossas expectativas de cada vez mais se aperfeiçoar, dentro de uma troca que acho espetacular, que é própria dos colegas durante as aprendizagens.
O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial pode nos oferecer um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode, segundo Alvarez (2002):
- interagir de maneira mais dinâmica com a informação;
- buscar e explorar significados com maior facilidade e eficiência;
- enfrentar o texto desde suas próprias necessidades e expectativas;
- vivenciar a experiência da aprendizagem por exploração e por descoberta.
Por isso que sempre acho que, cada pessoa assume o risco de escolher seus próprios caminhos, de aventurar-se a enveredar pelo desconhecido e de descobrir-se perdido ou de chegar a novas descobertas.
Grande parte do que venho aprendendo se deve a partilha entre colegas, amigos e tutores nos cursos e nas nossas práticas decorrentes das atividades que realizamos sejam individuais ou em grupos – é fantástico, mas que ainda tenho muito que aprender. As dificuldades são os meios pelos quais ouso a buscar cada vez mais, na humildade de dizer que “não sabe”e na humildade de se oferecer para os outros.

2 comentários:

  1. Genivaldo vc vai além do esperado , supera todas as expectativas, adorei sua conclusão em relação ao 2º módulo, COM CERTEZA NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELAS NOSSAS ESCOLHAS, o que fazer, como fazer , para onde ir com ou sem as tecnologias,e quanto aos alunos que vivenciam esse momento é estimulante para eles aprender por experiências e descobertas, o novo , a aula prática, a pesquisa, a colaboração, a partilha facilita a compreensão de mundo e o crescimento pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Thannya...Acredito que poderemos ir além, até porque não gosto de enxergar fronteiras..Gosto de horizontes.

    ResponderExcluir