terça-feira, 20 de julho de 2010

REPOSITÓRIOS DE MATERIAL DIGITAL

PROINFO 120 – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
GENIVALDO PEREIRA DOS SANTOS
TUTORA: THANYA DIAS

01 - Pesquisei História para o Ensino Médio

Tipo de Objeto
Conteúdo produzido para o concurso Rived
Titulo
Era Feudal
Série
1ªsérie(Ensino Médio)
Categoria
História
SubCategoria
Comunidade, Ética, História natural, Trabalho
Objetivo: - Reconhecer os diferentes agentes sociais e os contextos envolvidos na produção do conhecimento histórico.- Problematizar a vida social, o passado e o presente, na dimensão individual e social.- Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos.

Site: http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

02 - Geografia

Tipo de Objeto
Conteúdo produzido para o concurso Rived

Titulo
PIN People

Série
1ªsérie(Ensino Médio)

Categoria
Geografia

SubCategoria
Educação ambiental

Objetivo: Compreender o processo de formação do solo;- Relacionar os fatores climáticos com o processo de formação do solo;- Conhecer os organismos que contribuem para a formação do solo;- Relacionar os tipos de rocha com os solos que estas originam;- Relacionar a produção agrícola com o solo.

Site: http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

03 - A influência da mídia na sociedade atual
Autores:
Juliana Gomes de Souza Dias
Eziquiel Menta
ROSANGELA MENTA MELLO
Série:
Ensino Médio – Sociologia – Indivíduo,identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula,análise do discurso em diversas mídias (impressa, audiovisual e web) ,criação de narrativas com base em fatos reais ,analisar fatos e tomar decisões,sintetizar informações da mídia ,compreender as diferenças nas linguagens audiovisuais (documentário, ficção, animação, vídeoarte, etc.)
Duração das atividades
03 a 05 aulas de 50 minutos cada .Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno,gêneros textuais e suas características, roteiro para audiovisual ,relações do Brasil com os países da América do Sul e América Central

Estratégias e recursos da aula
Objetivos específicos:
Identificar o momento social e político de Honduras;
Identificar as relações econômicas, sociais e políticas entre Brasil e Honduras
Compreender o papel do Brasil na crise política por qual passa o país de Honduras
Avaliar se as decisões tomadas pelos governantes envolvidos estão contribuindo para resolução do problema.
Analisar de que forma a mídia aborda as informações sobre o tema
Compreender a influência da mídia na formação da opinião pública
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre os assuntos polêmicos abordados na mídia atualmente. O professor deverá anotar no quadro as indicações dos alunos.
Após as discussões quando os alunos informarem sobre a situação do país de Honduras o professor deverá apresentar a temática da aula. “A influência da mídia na sociedade atual”
Apresentar o mapamúndi para turma identificando os países envolvidos no “caso de Honduras”. Nesse momento, questione a turma sobre os países que estão a favor e contra o golpe militar de Honduras, as principais relações econômicas (importação e exportação), etc.
Fonte: http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=13E5A635B82D9304F18334741F8873E2


04 - Título do Documento: Dossier de Educação Ambiental - As Florestas
Tipo de Documento: Publicações de Carácter Científico-pedagógicoÁrea ou Tema: Ciências da Natureza - BiologiaSubmetido por: Adelaide Fernandes - Fátima Pereira - Olivia Pais - Gracinda de SáDestinatários: Professores EB1Resumo: Dossier desenvolvido no âmbito da disciplina de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação para Professores do 1.º Ciclo (Complemento da Formação Científico Pedagógica 2000/2001) sobre "Educação Ambiental - Florestas". Supervisão de Vitor Gonçalves (Docente da ESEB).
Site: http://www.catraios.pt/

05 - Título do Documento: Reis de Portugal - Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Dinastias
Tipo de Documento: Apresentações DidácticasÁrea ou Tema: História e Geografia - Conhecimento de PortugalSubmetido por: Prof. Luzia LagoaDestinatários: Crianças e Professores (EB1)Resumo: Apresentação das quatro dinastias dos Reis de Portugal.
Site: http://www.catraios.pt/

06 - ANIMAIS CRIADOS PELOS SERES HUMANOS
Autor Maria Núbia Pessoa
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Infantil
Arte Visual
O fazer artístico
Educação Infantil
Natureza e sociedade
Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer animais criados pelos seres humanos.
Apreciar obras de arte que represente imagem de animais.
Valorizar a produção artística visual.
Realizar releitura.
Ler e interpretar imagens.
Duração das atividades
1 aula com duração de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO
Iniciar uma conversa na roda sobre o costume dos homens criarem animais, questionando o que os alunos acham dessa prática.
Vocês sabiam que os homens desde o tempo antigo gostam de ter animais em suas casas?
Por que será que os homens criam/cuidam de animais?
Como devemos nos relacionar com os animais?
O que vocês acham de ter animais em circos?
Será que temos direito de levar para nossas casas os animais que vivem em florestas?
Como devemos fazer para respeitar os animais?.
Após a conversa o professor mostra imagens do homem com alguns animais e propõe a construção de um texto coletivo sobre a convivência dos homens com os animais. Cada grupo receberá uma imagem. O professor pode selecionar imagens de pessoas com os animais em diferentes situações.
2º MOMENTO
O professor poderá sugerir as crianças para fazer uma sessão de cinema assistindo o filme sobre a relação do homem com o animal. Por exemplo, o filme Garfield, que conta a história de um gato criado em casa que se sente contrariado quando seu dono resolve adotar um cachorrinho. Em seguida, o professor questiona com a turma sobre o comportamento do gato chamando a atenção se o gato agiu de maneira correta, como ele deveria ter agido no início. Aproveitar para chamar a atenção dos alunos para a questão da solidariedade, a importância de saber dividir o mesmo espaço. Todas as crianças precisam ter espaço para falar sua opinião sobre o filme.
3º MOMENTO
Registrar através do desenho fazendo uma releitura da cena que chamou mais a atenção no filme. Pode-se utilizar papel ofício, papel peso 40, lápis grafite, hidrocor,lápis cera, lápis de cor, etc. Depois, expor na sala de aula para que as crianças apreciem os trabalhos.
4º MOMENTO
O professor deverá levar imagens de pessoas com animais, mostrará as imagens/fotos levando o grupo a refletir sobre a importância dos animais em nossas vidas, mostrando que as crianças podem ter animais para fazer companhia, podemos nos alimentar com produtos de base animal etc. Depois da conversa o professor propõe a confecção de um álbum com as imagens, ao lado da imagem cada dupla irá escrever qual é a função do animal na cena. Por exemplo: cão-guia, cavalo de corrida, vaca produção de alimento (leite, carne, etc.).
DICA DE LEITURA:
O professor pode propor a leitura do livro os direitos dos animais e fazer uma reflexão sobre os maus tratos com os animais, bem como a sua extinção.
SITE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19323

segunda-feira, 19 de julho de 2010

RELATO DO OBJETO APRESENTADO

Observando o Vídeo Mudanças Ambientais Globais no Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9063/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.html
pude tirar algumas impressões que me remete ao tipo de atividade e propostas que costumo realizar em sala de aula e que os meus alunos costumam solicitar e também realizar quando propõem fazer algum tipo de trabalho e/ou atividade. Um objeto de aprendizagem que me impressionou(diga-se de passagem que gosto muito de vídeos), pois dentro das práticas que executo, percebo uma afeição muito grande por parte dos alunos, uma vez que, além das narrações, as imagens proporcionam uma maior compreensão do que está sendo veiculado e apresentado.Cada vez mais sinto-me estimulado a realizar atividades ligadas aos jogos,músicas,etc., mas o que mais me leva a trabalhar com maior interatividade é a proposta de buscar a realização de trabalho a partir de vídeos, principalmente quando esses vídeos são feitos e produzidos pelos alunos, dentro de cada proposta da aula. E tudo isso, já posso ver a partir de resultados de algumas atividades que os alunos executam sejam na sala de informática, seja em grupo nas atividades extra classe.E a partir desse estímulo coletivo, a busca de novos desafios são intensificados buscando sempre inovar e criar. Um exemplo claro que posso registrar aqui é a criação de um aluno do Ensino Médio que a partir da Copa do Mundo na África do Sul, ele resolveu colher imagens na internet e realizar um vídeo colocando as duas faces do continente africano no que se refere aos grandes investimentos feitos para o mundial e os contrastes de pobreza,fome,doenças, desse Continente e como “pano de fundo” ele colocou uma música bastante pertinente de Michael Jackson para ilustrar o vídeo.Foi muito bom.Eles gostam e..é claro eu fico super satisfeito. Um abraço.

O MITO DA TELINHA-OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇAO MEDIADA PELO COMPUTADOR-Graziela Giusti Pachane


IMAGEM: http://www.conexaeventos.com.br/layout/imagens/banco/Image/computador_rev-escola.jpg
“Por um lado, como ressalta Rubem Alves, é necessário que a educação seduza e envolva seu aluno no processo de aprendizagem; por outro, o olho cegado pela forte luz fora da caverna platônica deve gradativamente ir superando o “deslumbramento primeiro” e ir compreendendo o mundo para além de como esse se nos apresenta”. Módulo de Estudo Pág. 128 O MITO DA TELINHA-OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇAO MEDIADA PELO COMPUTADOR-Graziela Giusti Pachane

Para que o ser humano se apresente curioso e assediado às condições e atividades novas e que exija de cada um a atenção necessária, é preciso que haja uma provocação para que a sedução possa ser o caminho do envolvimento naquilo que é proposto. Mas para que tudo isso possa acontecer de forma natural e espontânea, deve-se surgir, a partir de cada educador, meios pelo qual essa sedução possa ocorrer. Ocorrer de uma forma onde a aprendizagem possa acontecer, sem que necessite ações radicais por parte dos educadores, pois acredito na sedução que acontece de forma gradual e, que não seja necessário à busca apenas de notas para que o aluno se apresente nas atividades. A compreensão de superar a escuridão da caverna interior, para a luz externa que reside dentro de cada vontade de sair de si e, deixar que a busca pela luz possa ser desafiadora, mas prazerosa e gratificante por todos.
Superar a cegueira que ainda podemos ver dentro da nossa realidade é um desafio que cabe a cada um de nós. Se desejamos que os nossos alunos possam entrar numa realidade de autonomia, é preciso que trabalhemos o aluno ativo, onde seus interesses possam ser agentes motivadores, determinando a busca da superação do paradoxo da sedução. A SEDUÇÃO NA EDUCAÇÃO.
Deixa-me inquieto quando os discursos são voltados para as práticas tradicionais onde as tecnologias são deixadas de lado. Práticas onde se assistem ainda laboratórios de informáticas fechadas em poder de diretores que “acham donos da escola”.Essas inquietações mesmo que existam, precisam ser superadas a partir do momento em que abandonamos as idéias tradicionais e que não mais respondem às necessidades atuais.Deixemos os bancos das escolas e rebusquemos nossos conceitos que muitas vezes estão “faraônicos”e contemplemos com uma roupagem mais contemporânea e desafiadoras, tornando-nos educadores prontos a rever esses conceitos e que estejamos prontos para receber das nossas reciclagens, novas formas de ver o novo mundo de TIC e, que vindo dos nossos alunos, sejamos também humildes para recebe-los.Foi a partir dessa proposta de seduzir os alunos que pude usar o processo de sedução na tentativa de direcionar os alunos na inserção das atividades afins.Justamente a partir do momento em que o giz e a lousa deixa de ser os maiores instrumento do processo de ensinar, mas que apoiados e atrelados ao instrumento já existentes , pudesse também fazer uso de tecnologias para propostas de interesse dos alunos, pois a inserção dessas ferramentas na escola, pude perceber novas mudanças e novos envolvimentos na educação.

“Precisamos superar as visões simplistas, ou simplesmente deslumbradas, que se tem a respeito das novas tecnologias e sua inserção na educação. Precisamos de uma compreensão muito mais ampla por parte de todos os envolvidos no processo, dos paradoxos que envolvem o computador e as novas mídias, para superar sedução ofuscante da visão linear, tradicional e unidirecional que nos é imposta de que o computador é mais novo redentor da humanidade”. Módulo de Estudo – pág. 129 O MITO DA TELINHA-OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇAO MEDIADA PELO COMPUTADOR-Graziela Giusti Pachane

Pessoas preparadas para o uso do computador nas escolas e no dia a dia do professor são de fundamental importância, uma vez que conscientes do que vem ocorrendo no mundo, precisamos sair das velhas cavernas da ignorância, para que construamos novas técnicas para poder bem utiliza-las. Alunos e professores bem preparados, dominarão em parte as ferramentas desse cenário tecnológico. Não que as ferramentas tecnológicas venham na ser a resolução e solução das deficiências no processo ensin0o-aprendizagem, mas que oportunizarão maiores possibilidade de seduzir os nossos alunos, contribuído a partir de práticas já existentes novas condições de significação de caráter revestido de uma modernidade progressista. As novas mídias vêm responder aos novos propósitos que pretendemos construir.

“A TV, permite um ritmo mais acelerado, permite incluir musica, permite o trabalho com imagens, com filmes, desenhos, enfim, permite “animação”, enquanto o ensino tradicional prende-se a formas mais “estáticas” e abstratas”. Módulo de Estudo – pág. 124. O MITO DA TELINHA-OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇAO MEDIADA PELO COMPUTADOR-Graziela Giusti Pachane

Como é prazeroso poder dar mais cor e vida à educação. Como é gratificante poder fazer uso de ferramentas que possibilitem um ritmo mais deslumbrante e novo dentro das nossas praticas educativas. Isso tudo me fez apaixonar pelas mídias digitais dentro das minhas propostas educacionais. Essas ferramentas têm contribuído muito na realização de várias atividades, pois pude perceber o quanto os alunos passaram a se entregar mais nas atividades onde envolvam tecnologias. São aulas, são criações feitas por eles mesmos, são inserções de novos conceitos.
As maiores inquietações que se ver em tudo isso, ainda são as resistências por parte de educadores, pois por parte dos alunos não se percebe nenhuma relutância, pois os mesmos tendem a fazer cobranças dentro dessas possibilidades.
Os nossos alunos não mais se sentem seduzidos por propostas estáticas e abstratas. Os nossos alunos buscam movimentos e múltiplas possibilidades para se inserir em cada construção do seu aprendizado, que ele também passa a ser responsáveis e integrantes.

domingo, 11 de julho de 2010

GESTÃO DAS TIC NA ESCOLA

BALANÇO DAS APRENDIZAGENS NA UNIDADE II

As possibilidades de aprendizagem e de busca de novas realizações e de crescimento, sempre existirão, pois nada é ou será tão novo, uma vez que é dado a cada um de nós as inovações que nos levam a diversos caminhos a seguir. E isso só poderá acontecer se nos enveredarmos por desafios outros. Sempre me pautei na curiosidade de buscar e aprender. Aprendizagens que me levaram a compartilhar conhecimentos e dividir também angústias. Por isso, com topadas e acertos encontrei “grandes pistas”para buscar os “tesouros”das inovações.É por isso que ousar sempre é algo que tem que fazer parte das nossas impressões praticas e, desistir jamais será um labirinto onde não conheça a saída, mas a saída para o desejo do encontro, do fazer do construir. Quando a tutora pediu que construíssemos um Blog como registro das nossas atividades, fui aprendendo algumas regrinhas interessantes para aprimorar ainda mais a construção desta ferramenta, principalmente os links, hiperlinks,etc.Isso que faz a diferença e que vai atenendo as nossas expectativas de cada vez mais se aperfeiçoar, dentro de uma troca que acho espetacular, que é própria dos colegas durante as aprendizagens.
O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial pode nos oferecer um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode, segundo Alvarez (2002):
- interagir de maneira mais dinâmica com a informação;
- buscar e explorar significados com maior facilidade e eficiência;
- enfrentar o texto desde suas próprias necessidades e expectativas;
- vivenciar a experiência da aprendizagem por exploração e por descoberta.
Por isso que sempre acho que, cada pessoa assume o risco de escolher seus próprios caminhos, de aventurar-se a enveredar pelo desconhecido e de descobrir-se perdido ou de chegar a novas descobertas.
Grande parte do que venho aprendendo se deve a partilha entre colegas, amigos e tutores nos cursos e nas nossas práticas decorrentes das atividades que realizamos sejam individuais ou em grupos – é fantástico, mas que ainda tenho muito que aprender. As dificuldades são os meios pelos quais ouso a buscar cada vez mais, na humildade de dizer que “não sabe”e na humildade de se oferecer para os outros.