sábado, 23 de abril de 2011

Introdução à Informática Acessível

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

Introdução à Informática Acessível

Buscar novas propostas e reformulações d nosso “saber fazer” é uma tarefa que está cada vez mais presente dentro da realidade educacional Mais ainda quando falamos nas PNEEs, uma vez que tem necessidade de maior atenção e de comprometimento no processo ensino-aprendizagem.Desenvolver cada vez mais tecnologias orientadas à produção de ajudas técnicas para as pessoas com dEficiências.

A nossa intenção deve ser a de dar a esses alunos uma maior independência, melhor qualidade de vida e inclusão na vida social.

Por isso que, a tecnologia assistiva deve ser compreendida como resolução de problemas funcionais, em uma perspectiva de desenvolvimento das potencialidades humanas, valorização de desejos, habilidades, expectativas positivas e da qualidade de vida, as quais incluem recursos de comunicação alternativa, de acessibilidade ao computador, de atividades de vida diárias, de orientação e mobilidade, de adequação postural, de adaptação de veículos,próteses, entre outros. INDEPENDENCIA E AUTONOMIA devem ser um binômio para essa inclusão.

Devem abranger diferentes dimensões, onde consiste em serem estas o mais simples e amigáveis possíveis, oferecendo uma ponte através da qual as peculiaridades individuais são contempladas.

Logo, o serviço de tecnologia assistiva na escola é aquele que buscará resolver os problemas funcionais do aluno, no espaço da escola, encontrando alternativas para que ele participe e atue positivamente nas várias atividades neste contexto. Buscar, com criatividade, uma alternativa para que o aluno realize o que deseja ou precisa. É encontrar uma estratégia para que ele possa fazer de outro jeito. É valorizar o seu jeito de fazer e aumentar suas capacidades de ação e interação a partir de suas habilidades. É conhecer e criar novas alternativas para a comunicação, escrita, mobilidade, leitura, brincadeiras, artes, utilização de materiais escolares e pedagógicos, exploração e produção de temas através do computador, etc.

A partir daí é louvável afirmar que o nosso trabalho será mais democrático e estaremos proporcionando um espaço onde a comunicação, a educação, o lazer, o controle do ambiente, a profissão e até mesmo o acesso e integração ao mercado de trabalho possa ocorrer com igualdade sem discriminação. Não é algo espetacular, colegas?

Genivaldo Pereira dos Santos – Floresta Azul-Ba.

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