sábado, 23 de abril de 2011

Debatendo pela internet

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

Debatendo pela internet.

Somos sabedores que a educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Pois rata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. E que respondam realmente de forma a atender essas particularidades, uma vez que ainda vejo uma grande discriminação e professores sem preparo para esse trabalho. Eu sou um deles.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva surgiu para atender a esse socorro e que tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

A Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos e é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional.

Ao ressaltar a interação das características individuais com o ambiente, o conceito de necessidades educacionais especiais desloca a ênfase das deficiências e desvantagens centradas exclusivamente no aluno para a escola e o contexto. Assim, proclamou a organização de um sistema educacional capaz de definir estratégias, recursos e serviços para atender as especificidades dos alunos e produzir diferentes respostas da escola. O ensino inclusivo não deve ser confundido com educação especial, a qual se apresenta numa grande variedade de formas incluindo escolas especiais, unidades pequenas e a integração das crianças com apoio especializado.

A educação inclusiva constitui uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminações de qualquer natureza.O que nem sempre estamos vendo, pois onde essa realidade poderia acontecer é onde mais tem a discriminação por parte de nós professores e alunos.Deve promover a igualdade e valorizar as diferenças na organização de um currículo que favoreça a aprendizagem de todos os alunos e que estimule transformações pedagógicas das escolas, visando à atualização de suas práticas como meio de atender às necessidades dos alunos durante o percurso educacional. As políticas públicas de atenção a este segmento, geralmente, estão circunscritas ao tripé educação, saúde e assistência social, sendo que os demais aspectos costumam ser negligenciados.

A formação do professor para atuar na modalidade da educação especial deve contemplar a concepção de educação especial que passa a desenvolver suas ações de forma complementar ou suplementar a educação comum e não mais de forma substitutiva.Acredito que nas universidades já deveria ter um currículo voltado para tudo isso, independente da formação acadêmica, porque não vejo apenas o professor realizado esse tipo de trabalho. Isso vai além do que se discute.

Criação e implantação de salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, previstas no projeto político pedagógico das escolas

Sonho meu...sonho meu é poder assistir a uma realidade onde todos nós sejamos e saibamos escrever essa nova história de converter em realidade o sonho de uma escola para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário