Cursista: Genivaldo Pereira dos Santos
Professora: Thannya Dias
Projeto:
Desigualdade Social – Uma responsabilidade de todos nós.
Número de professores envolvidos: 01
Número de alunos envolvidos: 81 alunos
Recursos Tecnológicos: Câmara Digital, Computador, Monitor Educacional, Pen Drive
Área de Conhecimento: Sociologia
Série: 2º Ano – Ensino Médio – Vespertino e Noturno
Duração do Projeto-aula: 06 aulas
Introdução:
Desde os primórdios do processo de desenvolvimento brasileiro, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rural e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos.
A chamada classe social nada mais é que a divisão de pessoas feita a partir do seu status social e de outros fatores ligados a ele.
Objetivo:
• Apresentar os principais motivos pelos quais geram as Desigualdades Sociais na nossa sociedade.
• Demonstrar os benefícios de uma sociedade mais justa e igualitária.
• Conscientizar os alunos sobre a importância do tema.
• Mostrar que as desigualdades geram violência.
Procedimentos:
• Questionar e refletir sobre os motivos da desigualdade existente em todos os países e em todos os regimes sociais. Lembrar que, mesmo no socialismo, existe a presença marcante da desigualdade social entre quem governa e quem é governado, além da desigualdade entre socialistas e capitalistas.
• Fazer uma reflexão e questionar as formas de combater e por que combater?.
• Explicar que a desigualdade gera violência. Pois todos os animais, desde o mais simples até o mais inteligente que se sente prejudicado, sem condições e acuado, tende a violência.
• Partindo desse ponto, levantar com os alunos as ações que já estão sendo feitas e o que ainda pode ser feito.
Metas para Execução do Projeto:
Primeira e Segunda aula:
- Discussão em grupo a respeito do tema Desigualdades Sociais, apresentando exemplos a nível nacional e, em especial, local. Fazendo alusão de que através das desigualdades pode-se gerar a violência.
- Questionamentos a respeito das formas de combater e por que combater as desigualdades sociais, registrando as idéias no quadro.
Terceira e Quarta aula:
- Formação em sala de grupos de trabalho para montagem de produção de vídeos, murais e debates a respeito do tema.
- Organizar os principais pontos que serão colocados na montagem dos vídeos, murais e debates durante a organização e operacionalização do trabalho.
Quinta e Sexta aula:
- Apresentação dos grupos com os trabalhos realizados com vídeo, reportagem, debates ou fotos em Data Show com fotos de periferia, moradores de rua ou pessoas que sofrem devido a falta de condições humanas, de moradia e de alimentação, seguidas de discussões e avaliações pelo professor e alunos.
- Considerações finais sobre as atividades realizadas e apresentação de outras atividades práticas a respeito do que a turma ou a escola pode fazer para colaborar e/ou fazer algo em nome dos que sofrem as desigualdades no espaço da escola, do bairro e da comunidade.
Avaliação:
• Observar a participação e o interesse dos alunos na aula.
• Através de questionamentos em grupos e argüições orais.
• Organizar a produção de pequenos vídeos, murais e discussões com abordagens como: desigualdade em nossa cidade; A violência do futuro X Sociedade do agora; O que você faz pela sociedade.
Observação:
Depois das atividades desenvolvidas surgiu a idéia de alguns alunos em convidar a Câmara de Vereadores e do Executivo da cidade para serem entrevistados e os mesmos apresentarem se tem ou não alguma proposta respeito do tema tratado para a população local. Uma proposta que foi aceita pela maioria e que, provavelmente deverá ser feita na próxima Unidade.
Desigualdade Social – Uma responsabilidade de todos nós.
Número de professores envolvidos: 01
Número de alunos envolvidos: 81 alunos
Recursos Tecnológicos: Câmara Digital, Computador, Monitor Educacional, Pen Drive
Área de Conhecimento: Sociologia
Série: 2º Ano – Ensino Médio – Vespertino e Noturno
Duração do Projeto-aula: 06 aulas
Introdução:
Desde os primórdios do processo de desenvolvimento brasileiro, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rural e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos.
A chamada classe social nada mais é que a divisão de pessoas feita a partir do seu status social e de outros fatores ligados a ele.
Objetivo:
• Apresentar os principais motivos pelos quais geram as Desigualdades Sociais na nossa sociedade.
• Demonstrar os benefícios de uma sociedade mais justa e igualitária.
• Conscientizar os alunos sobre a importância do tema.
• Mostrar que as desigualdades geram violência.
Procedimentos:
• Questionar e refletir sobre os motivos da desigualdade existente em todos os países e em todos os regimes sociais. Lembrar que, mesmo no socialismo, existe a presença marcante da desigualdade social entre quem governa e quem é governado, além da desigualdade entre socialistas e capitalistas.
• Fazer uma reflexão e questionar as formas de combater e por que combater?.
• Explicar que a desigualdade gera violência. Pois todos os animais, desde o mais simples até o mais inteligente que se sente prejudicado, sem condições e acuado, tende a violência.
• Partindo desse ponto, levantar com os alunos as ações que já estão sendo feitas e o que ainda pode ser feito.
Metas para Execução do Projeto:
Primeira e Segunda aula:
- Discussão em grupo a respeito do tema Desigualdades Sociais, apresentando exemplos a nível nacional e, em especial, local. Fazendo alusão de que através das desigualdades pode-se gerar a violência.
- Questionamentos a respeito das formas de combater e por que combater as desigualdades sociais, registrando as idéias no quadro.
Terceira e Quarta aula:
- Formação em sala de grupos de trabalho para montagem de produção de vídeos, murais e debates a respeito do tema.
- Organizar os principais pontos que serão colocados na montagem dos vídeos, murais e debates durante a organização e operacionalização do trabalho.
Quinta e Sexta aula:
- Apresentação dos grupos com os trabalhos realizados com vídeo, reportagem, debates ou fotos em Data Show com fotos de periferia, moradores de rua ou pessoas que sofrem devido a falta de condições humanas, de moradia e de alimentação, seguidas de discussões e avaliações pelo professor e alunos.
- Considerações finais sobre as atividades realizadas e apresentação de outras atividades práticas a respeito do que a turma ou a escola pode fazer para colaborar e/ou fazer algo em nome dos que sofrem as desigualdades no espaço da escola, do bairro e da comunidade.
Avaliação:
• Observar a participação e o interesse dos alunos na aula.
• Através de questionamentos em grupos e argüições orais.
• Organizar a produção de pequenos vídeos, murais e discussões com abordagens como: desigualdade em nossa cidade; A violência do futuro X Sociedade do agora; O que você faz pela sociedade.
Observação:
Depois das atividades desenvolvidas surgiu a idéia de alguns alunos em convidar a Câmara de Vereadores e do Executivo da cidade para serem entrevistados e os mesmos apresentarem se tem ou não alguma proposta respeito do tema tratado para a população local. Uma proposta que foi aceita pela maioria e que, provavelmente deverá ser feita na próxima Unidade.
VEJA VÍDEO FEITO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO(2010) DO COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON - FLORESTA AZUL.
Genivaldo, excelente seu projeto e faz ligação com seus outros Blogs http://igualdadederaca.blogspot.com/ , discutindo conceitos, vivências, perspectiva histórica, um olhar social cultural, você ajuda os alunos a construir uma literatura enriquecida pautada na história de um povo e na nossa realidade local. Parabéns!!!
ResponderExcluirmuito bom mesmo!!!!!!
ResponderExcluircomo consigo o link ou o vídeo ,muito bom mesmo !
ResponderExcluir