“ Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.” Nelson, Literary Machines 1992
O prefixo hiper remete-nos: Superação das limitações da linearidade(não seqüencial do antigo texto escrito) onde, possibilita a representação do nosso pensamento - um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. Reconstrução onde todos constroem juntos de forma coletiva e integrada. Para isso é necessário que esse pensamento possa ser expresso dentro de identidades colaborativas entre todos os envolvidos.
1.Intertextualidade;
2.Velocidade;
3.Precisão;
4.Dinamismo;
5.Interatividade;
6.Acessibilidade;
7.Estrutura em rede;
8.Transitoriedade;
9.Organização multilinear.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes e que tem uma excelente utilidade na prática pedagógica. Pois o próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa onde traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento – uma parceria que não se pode descartar. Nós professores também podemos trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. Uma vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. É a proposta necessária para fazer um trabalho integrado e construtivo. Isso leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto. Por isso que acredito na integração da construção onde cada um contribui e ajuda à sistematização de trabalhos proveitosos e enriquecedores.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Por isso que ao navegar em http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto que faz abordagens sobre o Hipertexto, senti-me um tanto curioso a respeito do conceito dado e, em especial os links que apareciam no decorrer do texto, que me levava à curiosidade de ir mais além em conhecer e estar mais a par do que cada um referendava como hiperlinks links, , World Wide Web( que é uma rede de alcance mundial).Não foi uma descoberta nova para mim, pois o assunto em destaque neste módulo, já estudei no Curso de Mídias Educacionais que estou fazendo no NTE05 com o professor Oldair. O Hipertexto é algo que me cativou e que tem futuro garantido na nossa prática dentro da educação e dentro de outras áreas da nossa vida. Não fazer uso ferramentas como essa, seria como ministrar uma aula sem a colaboração dos alunos que tanto enriquecem e colaboram nas metas e objetivos propostas nas nossas atividades diárias dentro da escola.
O que você acha caro colega?
O prefixo hiper remete-nos: Superação das limitações da linearidade(não seqüencial do antigo texto escrito) onde, possibilita a representação do nosso pensamento - um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. Reconstrução onde todos constroem juntos de forma coletiva e integrada. Para isso é necessário que esse pensamento possa ser expresso dentro de identidades colaborativas entre todos os envolvidos.
1.Intertextualidade;
2.Velocidade;
3.Precisão;
4.Dinamismo;
5.Interatividade;
6.Acessibilidade;
7.Estrutura em rede;
8.Transitoriedade;
9.Organização multilinear.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes e que tem uma excelente utilidade na prática pedagógica. Pois o próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa onde traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento – uma parceria que não se pode descartar. Nós professores também podemos trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. Uma vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. É a proposta necessária para fazer um trabalho integrado e construtivo. Isso leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto. Por isso que acredito na integração da construção onde cada um contribui e ajuda à sistematização de trabalhos proveitosos e enriquecedores.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Por isso que ao navegar em http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto que faz abordagens sobre o Hipertexto, senti-me um tanto curioso a respeito do conceito dado e, em especial os links que apareciam no decorrer do texto, que me levava à curiosidade de ir mais além em conhecer e estar mais a par do que cada um referendava como hiperlinks links, , World Wide Web( que é uma rede de alcance mundial).Não foi uma descoberta nova para mim, pois o assunto em destaque neste módulo, já estudei no Curso de Mídias Educacionais que estou fazendo no NTE05 com o professor Oldair. O Hipertexto é algo que me cativou e que tem futuro garantido na nossa prática dentro da educação e dentro de outras áreas da nossa vida. Não fazer uso ferramentas como essa, seria como ministrar uma aula sem a colaboração dos alunos que tanto enriquecem e colaboram nas metas e objetivos propostas nas nossas atividades diárias dentro da escola.
O que você acha caro colega?
Genivaldo em primeiro lugar o seu Portfólio visualmente está lindo, quero aprender a colocar um template assim.
ResponderExcluirQuero o endereço!!
E concordo com você em criar possibilidades de uso de ambientes hipertextuais e experimentá-las na sala de aula, os alunos são por natureza curiosos e vivenciam as novas tecnologias no dia a dia, devemos estimular a sua criatividade, nada melhor que o "bom" uso da internet.