quarta-feira, 18 de maio de 2011

CONHEÇA OUTROS SITES DE BUSCAS NA INTERNET

O Google pode ser o campeão nas buscas do dia a dia, mas na hora de procurar por assuntos específicos ou encontrar conteúdos diferentes, o ideal é ter outros buscadores na manga. A gente separou três opções que vão facilitar a sua vida e inovar as suas buscas.

O primeiro deles é o Qwiki. Além de trazer tudo sobre um determinado assunto, esse mecanismo ainda monta automaticamente um pequeno vídeo sobre o tema, cheio de imagens e informações legais. Ao digitar Brasil, por exemplo, o buscador prepara um filme que mostra a localização do país no mapa, dados sobre a economia, história, geografia e cultura do país. Tudo com fotos incríveis.

Ele ainda traz uma legenda da narração do vídeo, caso você não possa escutar o áudio da apresentação. Assim que o vídeo é finalizado, é possível clicar em assuntos relativos, sugeridos pelo próprio buscador, e compartilhar as informações em alguma rede social. O buscador é ideal para ajudar a organizar uma viagem ou descobrir mais sobre fatos históricos.

Já o Wolfram Alpha dá acesso a todos os conteúdos científicos, como fórmulas de matemática e física, além de fazer contas de matemática. Ele calcula a quantidade de calorias ou faz conversões rapidinho, basta digitar as palavras-chave e os números. A cada busca, ele fornece o máximo de informações sobre o cálculo, o número e os valores, mostrando gráficos ou equações. O interessante é que aqui, até mesmo uma simples palavra como "casa", pode gerar muito conteúdo de conhecimento, como sinônimos, origem e pronúncia da palavra. O único problema é que o site ainda não está disponível para outros idiomas e a busca, normalmente, só acha palavras em inglês. De qualquer forma, é uma boa opção até para aprender a pronúncia correta, ou até descobrir o significado de alguma coisa. O site ainda dá boas sugestões de buscas e permite compartilhar os conteúdos nas redes sociais.

A última dica é o Search4RSS: um verdadeiro buscador de buscadores. Nele é possível selecionar em qual buscador você quer encontrar seu conteúdo e, ainda, achar Feeds de sites de todo o mundo. Ele trabalha com o Google, Technorati, Wikipedia, YouTube, Twitter, Flickr, Imdb, TheFind e ILike. Basta escrever a palavra chave nesta caixinha e ir clicando na setinha para escolher em qual site você quer procurar. Em cada uma das opções, é possível selecionar também que tipo de conteúdo você quer: sejam imagens, posts ou vídeos. A dica é não esquecer de apertar o "Enter" depois de escrever a palavra, pois só assim os resultados vão aparecer na sua tela.